Arquivo do blog

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS...


 Sol. da Imaculada Conceição (Lc 1,26-38)(08/12/23)

.
1. Amados irmãos e amadas irmãs, a Igreja hoje celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, a sempre Virgem Mãe de Deus. Escolhida dentre todas as mulheres para ser a Mãe do Redentor da humanidade, deu seu sim incondicional a Deus, cooperando com Ele em tudo; por isso, dedicou toda a sua vida ao seu Filho, Jesus Cristo, à quem assistiu com seu amor materno e a sua oração, em seu sacrifício de cruz.

2. De fato, antes que a humanidade conhecesse a Mãe de Deus, só se ouvia falar dela nas profecias que a revelavam como aquela que daria à todas as nações o Messias, o Ungido do Deus de Israel; o Senhor dos senhores; aquele que traria ao mundo e à toda criação a verdadeira Paz. 

3. Com efeito, o seu nome veio ao conhecimento de toda a Criação no céu e na terra por revelação do Arcanjo Gabriel, quando da Anunciação do nascimento do Senhor Jesus conforme a narração do Evangelho segundo Lucas (cf. Lc 1,26-38), porque até então ela vivia no Coração de Deus e somente Ele a tinha claramente em Seus planos em virtude da nossa salvação. 
.
4. Santo Ambrósio discorrendo sobre a presença da Imaculada na renovação da obra da criação, escreveu: "Toda a criação é obra de Deus, e Deus nasceu de Maria. Deus criou todas as coisas, e Maria deu à luz Deus! Deus que tudo fez, formou-se a si próprio no seio de Maria. E deste modo refez tudo o que tinha feito. Ele que pode fazer tudo do nada, não quis refazer sem Maria o que fora profanado."
.
5. Por conseguinte, Deus é o Pai das coisas criadas, e Maria a mãe das coisas recriadas. Deus é o Pai da criação universal, e Maria a mãe da redenção universal. Pois Deus gerou aquele por quem tudo foi feito, e Maria deu à luz aquele por quem tudo foi salvo. Deus gerou aquele sem o qual nada absolutamente existe, e Maria deu à luz aquele sem o qual nada absolutamente é bom."
.
6. Comentando esse Evangelho disse o Papa Bento XVI: "Por que Deus escolheu Maria de Nazaré entre todas as mulheres? A resposta está dentro do mistério insondável da vontade divina. No entanto, há uma razão que o Evangelho põe em evidência: a sua humildade. 
.
7. Dante Alighieri sublinha-o bem no último Canto do Paraíso: "Virgem Mãe, filha do teu Filho, / humilde e alta mais que a criatura, / termo fixo do conselho eterno" (Par. XXXIII, 1-3). A própria Virgem, no "Magnificat", o seu cântico de louvor, diz isto mesmo: "A minha alma engrandece o Senhor... porque olhou para a humildade da sua serva" (Lc 1, 46.48). Sim, Deus foi atraído pela humildade de Maria, que encontrou graça aos seus olhos (cf. Lc 1, 30). 
.
8. Ela tornou-se assim a Mãe de Deus, imagem e modelo da Igreja, escolhida entre os povos para receber a bênção do Senhor e difundi-la sobre toda a família humana. Esta "bênção" não é outra senão o próprio Jesus Cristo. Ele é a fonte da graça, da qual Maria foi cheia desde o primeiro momento da sua existência. 
.
9. Ela acolheu Jesus com fé e, com amor, deu-o ao mundo. Esta é também a nossa vocação e missão, a vocação e missão da Igreja: acolher Cristo na nossa vida e dá-lo ao mundo, "para que o mundo seja salvo por Ele" (Jo 3,17). (Bento XVI - Angelus, 8/12/2006).
.
10. Portanto, caríssimos, peçamos a intercessão da Virgem Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós e por todos quantos a vós não recorrem, de modo especial pelos inimigos da santa Igreja e por aqueles que a vós estão recomendados." 
.
11. Acampa Mãe querida em nossas almas, em nossa vida, com os nossos anjos da guarda, para que em nossas almas, e em nossa vida só a vontade de Deus aconteça, para a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox