PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,5-25)(19/12/23)
.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, ao longo da história humana inúmeras vezes Deus realizou seus prodígios, por meio de seus escolhidos, para salvar os homens da tragédia do pecado que haviam cometido pela desobediência à Ele que tudo criou somente por amor e para a nossa felicidade eterna.
2. Essas intervenções do Senhor se chama teofania, que são ações diretas suas, claramente perceptíveis por serem inusitadas, visto que somente Ele as pode realizar com a cooperação de seus enviados, isto é, de seus anjos e santos.
.
3. Foi assim na primeira leitura de hoje com o nascimento de Sansão, anunciado pelo anjo a Ana que era estéril, mas que pela graça do Senhor o trouxe ao mundo mudando a história do povo eleito, libertando-o do domínio dos seus inimigos.
4. Foi assim também no Evangelho de hoje com anunciação de João Batista, filho de Zacarias e Isabel que, por conta da idade avançada eram incapazes de terem filhos, mas que pela intervenção do Senhor geraram o precursor do Cristo, Filho de Deus vivo, nascido do casto seio de Maria.
.
5. Vejamos, então, as virtudes dos escolhidos do Senhor que cooperaram com Ele para a realização dos seus desígnios de amor. A respeito de Zacarias, sacerdote do Senhor, e Isabel, da descendência sacerdotal de Aarão, escreveu São Lucas: "Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor."
.
6. De fato, eram pessoas de profunda comunhão com o Senhor, por isso, facilmente se dispuseram para o servir. Ora, nós não existimos por acaso, ao contrário, fomos muito bem pensados, amados e escolhidos por Deus para cumprirmos a nossa missão de servi-lo neste mundo em vista da salvação de todos.
.
7. Portanto, caríssimos, felizes de nós que por causa da disponibilidade dos servos e servas de Deus que nos antecederam, é que hoje nós temos o Senhor Jesus conosco, por Sua Palavra e Sua presença real na Santa Eucaristia, o perfeito alimento que vindo do céu nos dá a vida eterna.
.
8. Destarte, escutemos então o que nos diz o Senhor: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram” (Mt 13,16-17).
.
9. Comentando este Evangelho, disse o Mons. Ângelo Spina: "O nascimento de João Batista trará a alegria do cumprimento da promessa e a exultação da salvação. João tem a missão de encerrar o tempo da promessa e de anunciar o novo tempo da salvação, trazendo alegria e júbilo.
.
10. O milagre que Deus operou em Isabel restitui-lhe a dignidade e a alegria da maternidade e dá um novo rumo à sua vida. Deus nunca chega tarde na nossa história." Porque como Pai amoroso, justo, misericordioso e bom cumpre sempre o que nos promete.
.
11. "Que a Virgem Maria nos obtenha a graça de viver um Natal extrovertido, mas não disperso: extrovertido: porque no centro não está o nosso "eu", mas o Tu de Jesus e o Tu dos nossos irmãos e irmãs, especialmente aqueles que precisam de uma mão. Então deixemos espaço para o Amor que, ainda hoje, quer fazer-se carne e vir habitar no meio de nós." (Papa Francisco - Angelus, 23/12/2018.).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário