Arquivo do blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

A ESPERANÇA É A VIRTUDE QUE NOS ENCHE DA ALEGRIA DO CÉU...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 12,35-38)(19/10/21)

Caríssimos, a esperança é a virtude que nos enche da alegria incomparável dos ressuscitados com Cisto, pois ela nos leva a pensar sempre no devir, isto é, no vir a ser eterno em que nenhum mal existirá, onde todos seremos Um com Cristo que reinará por toda a eternidade. De fato, nada se compara à esta graça, em que Deus será tudo em todos, e nada nos faltará.

Com efeito, isso não é uma utopia, ou fruto da nossa imaginação, mas sim o que Deus pôs em nossos corações ao nos criar "à sua imagem e semelhança," porque sem essa esperança nada faria sentido na existência, uma vez que que tudo o que somos, vemos e temos naturalmente se tornará pó, cinza e nada mais. No entanto, pela graça do Espírito Santo, por meio da fé, o nosso coração repousa em Deus por maiores que sejam as tribulações que sofremos neste mundo.

O Evangelho de hoje é de uma beleza poética indescritível, nele o Senhor Jesus faz uma analogia entre os acontecimentos presentes e os que se darão no futuro, nos ensinando o quanto precisamos nos preparar para esse momento: “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater.

Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”

Portanto, caríssimos, todos nós estamos nessa mesma condição de espera, por isso, não podemos perder tempo com este mundo nem com as coisas deste mundo, basta-nos a graça do Senhor para nos manter vigilantes até a sua vinda gloriosa. Ora, não importa quanto tempo ainda temos aqui, o que importa mesmo é esse encontro que o Senhor determinou em sua divina benevolência para nos acolher com o seu abraço paternal como aquele que Ele deu no filho pródigo.

Destarte, esperemos firmemente no Senhor, pois quem Nele espera sabe que "a esperança não decepciona. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Rm 5,1-5). Ergamos pois, as nossas cabeças e elevemos as nossas mãos para o céu, pois, o Senhor Jesus nos ama e nos chama a segui-lo fielmente até o fim. 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox