Arquivo do blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

ATENTOS AOS SINAIS DOS TEMPOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,54-59)(22/10/21)

Caríssimos, como cristãos temos que entender que o confrito com a mentalidade deste mundo é constante enquanto dermos tempo e espaço para ela em nossas almas; todavia, se deixamos o mundo e sua mentalidade, que é sempre contrária à vontade de Deus, então, vencemos o mundo e a nós mesmos, dando a Deus o que é de Deus, ou seja, a nossa vida, o nosso tempo e toda a nossa ocupação. 

Ora, isto significa que ao permitir o Senhor Jesus governar a nossa vida, pondo em prática a Sua Santa Palavra, é Ele mesmo que nos governa e nos conduz à plenitude da vida eterna, bem como nos ensinou: "Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." E ainda: "Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." (Jo 8,12;16,33).

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina à estarmos atentos aos sinais dos tempos e a fazermos com Ele uma leitura precisa do que está acontecendo para não nos deixar enganar pela mentalidade deste mundo que não passa de engano, tentando tirar o nosso tempo e desviar a nossa atenção para as coisas fúteis, e assim nos mergulhar nos conflitos que são próprios daqueles que se afastaram de Deus, para viverem na indiferença, na tibieza e sem esperança alguma.

Com efeito, por graça de Deus, conhecemos as nossas fraquezas, mas também conhecemos o que nos faz fortes para resistirmos às tentações do maligno, ou seja, a vida de oração, a vida sacramental, as obras de caridade e o amor fraterno, porque sem essas graças facilmente somos enganados e vencidos pelo inimigo de nossas almas.

Por isso, se faz jus lembrar que o nosso livre arbítrio é o nosso paraíso neste mundo e a sua chave é a santa obediência à vontade de Deus, expressa nos seus santos mandamentos, por ela resistimos às siladas do maligno, não o deixando entrar no paraíso do nosso livre arbítrio, para isto jamais devemos dialogar com as tentações que chegam à nossa mente, pois, Eva se deixou enganar ao dialogar com a antiga serpente.

Portanto, caríssimos, o cristão que está atento olha sempre com Cristo para o sinais dos tempos para não se deixar enganar por nada deste mundo; e a isso chamamos de discernimento dos espíritos, que é o dom do Espírito Santo, que nos faz sanar todos os conflitos pela adesão incondicional à vontade de Deus.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox