Arquivo do blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

MEMÓRIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,26-38)(07/10/21). 

Caríssimos, na vida estamos sempre encontrando algo ou alguém agradável ou não, dependendo das situações vividas ou ainda das circunstâncias providenciais, ou das inesperadas. No entanto, o encontro mais agradável que existe é o encontro que fazemos com Deus, "porque é em Deus que vivemos, nos movemos e somos" (At 17,28a), de forma que ninguém deixa de ter esse encontro ainda que muitos, por conta do livre arbítrio, o ignorem ou se tornem indiferentes. 

De certo, o encontro com Deus se dá pela fé, pela oração ou pela ocasião preparada por Ele para nos receber e nos surpreender com o aconchego do seu amor caso o acolhamos em nosso coração. Mas ele também pode acontecer em meio a dor causada pelo pecado, e pelo vazio existencial; outros ainda o encontram na alegria por uma vida repleta de virtudes. No entanto, seja no sofrimento ou na alegria, o encontro com o Senhor é a única via que nos conduz à verdadeira felicidade.

Com efeito, a Igreja hoje celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário; de fato, o Rosário é a oração do encontro por excelência, e por isso, se torna uma das mais fervorosas e poderosas, pois, nela encontramos Maria, a Mãe do Senhor, que nos faz adentrar com ela no seio da Santíssima Trindade, a quem apresenta as nossas intenções, os nossos anseios, e o nosso desejo de santidade.

Amados irmãos e irmãs, a oração que fazemos não é uma lista de pedidos que apresentamos a Deus, como se esse fosse o único motivo para encontra-lo. Ao contrário, o real sentido da nossa oração é o amor filial com que nos dirigimos a Ele como a um Pai que nos ama infinitamente e por isso mesmo nos quer em permanente comunhão com Ele e entre nós num amor sem igual em que nada nos falta. 

Portanto, caríssimos, que a nossa oração não seja um ato egoísta, exigente, impositivo; mas sim um encontro amoroso, um diálogo agradável feito de bons propósitos, do desejo de santidade e da ação de graças por tudo o que de Deus recebemos todos os dias, a todo instante, pois, quem reza assim nada lhe falta, ao contrário, tem em abundância para dividir com todos.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox