Arquivo do blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O NOSSO LIVRE ARBÍTRIO, É O NOSSO PARAÍSO NESTE MUNDO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 12,49-53)(21/10/21)

Caríssimos, o cristão é aquele que porta Cristo consigo, como Cristo porta o Pai, como Ele mesmo disse: "Quem me vê, vê o Pai. Eu e o Pai somos um". (Jo 12,45; 10,30). De igual modo também disse são Paulo: "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gl 2,20). Ora, também nós, como filhos e filhas de Deus, devemos ter essa mesma postura diante de Deus e diante dos homens.

De fato, toda vida bem sucedida é fruto da vivência das virtudes eternas que de Deus recebemos, pelas quais o transparecemos ao fazermos tudo segundo a sua santa vontade. Desse modo, compreendemos que tudo que vivemos nasce da graça de Deus em nós, uma vez que sem Ele nada podemos por nós mesmos.

Na primeira leitura são Paulo fala aos novos convertidos o quanto é importante viver em estado de graça para vencerem às tentações e todo o mal do qual se libertaram, diz ele: "Agora, porém, libertados do pecado, e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final. Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor."

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus disse aos seus discípulos: "Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão." Ora, mas o que significa isso? Significa que nem todos seguem Cristo, e como Ele nos ensinou: "Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha." (Mt 12,30).

Portanto, caríssimos, não podemos ter um coração dividido, em outras palavras, não podemos seguir a Cristo e ao mundo, como nos ensinou São João: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente." (Jo 2,15-17).

Destarte, prestemos bem atenção, pois estamos em luta contra o mundo e contra o mal que nele se apresenta, de modo que essa divisão é claríssima, e revela quem segue o maligno, como ainda nos ensina são João: "É nisto que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão." (1Jo 3,10).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox