Arquivo do blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

HOMILIA DO XXIX DOM DO TEMPO COMUM


 Homilia do XXIX Dom do Tempo Comum (Mc 10,35-45)(17/10/21)

Caríssimos, por que o sacrifício expiatório de Cristo é tão necessário para a nossa salvação? Porque ele restabelece a nossa amizade com Deus estremecida pela desobediência dos nossos primeiros pais. Ora, todo pecado é uma ofensa contra Deus e só pode ser reparado e apagado mediante o sacrifício do Seu amado Filho. Desse modo, o maior pecado, isto é, a morte cruenta de Jesus, tornou-se para nós a fonte inesgotável da nossa salvação.

De fato, com o Advento do pecado a obra da criação tomou um outro rumo diferente daquele estabelecido por Deus, nosso Pai criador; no entanto nem por isso Ele desistiu de sua obra, pelo contrário, enviou o seu Filho amado para restabelece-la à sua originalidade; todavia, elevada-a à tamanha plenitude que nenhuma ação seja dos homens ou dos anjos decaídos poderá contradizer a ordem restabelecida pelo sacrifício expiatório de Cristo.

Desse modo, tudo o que parecia perdido por conta do pecado, com a vinda de Cristo, tudo tomou um novo sentido, pois, Ele estabeleceu o Reino dos céus como meta a ser alcançada pela graça da sua Redenção, por ter padecido o castigo que pesava sobre nós: "Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade. Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos." (Hb 5,7-9; 4,14b).

Portanto, caríssimos, uma vez que o Senhor Jesus restabeleceu todas as coisas à sua originalidade, pelo perdão dos nossos pecados, cabe a nós segui-lo fielmente, porém, com a mesma postura que Ele nos apresentou no Evangelho de hoje: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”. (Mc 10,42-45).

Destarte, sigamos com humildade esta exortação de são Paulo: "O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação." (Rm 14,17-19).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox