Arquivo do blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

FESTA DE SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,12-19)(28/10/21)

Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa dos Apóstolos são Simão e são Judas, dois dos doze escolhidos pessoalmente por Jesus depois de passar a noite toda em oração ao Pai certamente tratando dessa escolha. De fato, ser chamados e escolhidos pelo Senhor sem dúvida é um grande privilégio, e isso em todas vocações, mas não basta sentir-se chamados, é preciso empenho, generosidade, fidelidade e amor para perseverarmos até o fim no seguimento do Senhor.

O monge beneditino, Rupert de Deutz, (sec. XI) comentando sobre a escolha dos Apóstolos escreveu: "A Verdade disse aos apóstolos: «O Espírito Santo, o Paráclito, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas» (Jo 14,26). Com efeito... quando viram descer as línguas e o fogo divino pousou sobre cada um deles (cf At 2,3), os apóstolos perceberam subitamente, por meio de uma iluminação interior, todas as Escrituras e todos os profetas, penetrando nos segredos que estavam ocultos aos escribas e aos fariseus, aos sábios e aos doutores da Lei.

Deste modo, cumpriu-se a palavra do Senhor: «Ocultaste estas coisas aos sábios e as revelaste aos pequeninos» (Mt 11,25). Estes homens iletrados não foram, pois, ensinados pelos homens, mas maravilhosamente instruídos pelo Espírito Santo, que é Espírito de inteligência (cf. Is 11,2) e lhes abriu os tesouros das Escrituras."

De fato, o Senhor Jesus também os havia ensinado: "O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão. Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. (Mt 10,24-25a). Ou seja, se faz necessário amar o Senhor e dar-se a Ele totalmente no cumprimento da missão, como Ele o fez em sua relação com o Pai, certos de que o Senhor é fiel e permanece conosco até o fim.

Portanto, caríssimos, no batismo todos fomos chamados pessoalmente pelo Senhor Jesus e instruídos interiormente pelo Espírito Santo de forma que temos consciência de que Ele é tudo para nós, e sem Ele nada somos, nada podemos, porque, de fato, somente Ele tem Palavras de vida eterna.

Destarte, como vimos pelo exemplo do Senhor Jesus no Evangelho de hoje, a intimidade com Deus Pai por meio da oração, é o que garante a precisão das nossas escolhas e decisões, porque são tomadas segundo os seus desígnios.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox