Arquivo do blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

TODOS SOMOS CHAMADOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 12,39-48)(20/10/21)

Caríssimos, a todos os batizados sejam consagrados à vida religiosa ou leigos, o Senhor Jesus confiou os seus bens eternos para que os experimentem e os distribua com todos que encontram a caminho do Seu Reino. Trata-se dos seus ensinamentos e da vivência dos mesmos, e das obras de misericórdia com as quais socorremos os mais necessitados; trata-se também da transmissão da fé e da educação dos filhos, para os casados; e ainda da vivência dos Sacramentos, do estudo da Palavra e da vida de oração.

Desse modo, compreendemos que todos somos responsáveis em transmitir a Boa Nova da salvação para a salvação de todos, pois, como o Senhor mesmo disse: "Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida por muitos", e ainda: "Há mais alegria no céu por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos." Desse modo, vemos o quanto é importante o testemunho da nossa fé e da vivência de todas as virtudes eternas que de Deus recebemos.

No Evangelho de hoje o Senhor nos mostra que no cumprimento da missão os administradores dos mistérios de Deus precisam da fidelidade e da prudência como também da disponibilidade em bem servir para se ater seguros na administração dos seus bens. Desse modo, quem assim se comportar, receberá a recompensa de todos os seus bens." Contanto, que sirvamos por amor a Ele e não por interesse.

Por outro lado, nos alerta a respeito da negligência daqueles que recebem a missão, mas não correspondem aos cuidados necessários para bem cumpri-la, tratando mal os que lhes foram confiados, de modo que à esses Ele diz: "o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis." Ou seja, assim como existe a recompensa para os bons servos, existe também a punição para os maus.

Portanto, caríssimos, toda missão tem seus riscos, mas também seu triunfo, permaneçamos fiéis em meio às tribulações e os desafios de fé que enfrentamos neste mundo, certos de que o Senhor Jesus jamais nos abandona, pois, como Ele nos mostrou, para o mundo a sua morte de cruz foi um fracasso, mas para nós que Nele acreditamos pela graça do Espírito Santo, ela é a vitória sobre a morte e sobre os poderes do inferno.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox