Arquivo do blog

sábado, 30 de outubro de 2021

A VIRTUDE DA HUMILDADE NA LUTA CONTRA O PECADO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 14,1.7-11)(30/10/21)

Caríssimos, uma das virtudes que mais combate o orgulho e a soberba do inferno é a humildade, porque encontra facilmente a verdade e nela permanece de tal modo que todas as tentações não resistem à elas; e é justamente por isso que o Senhor Jesus nos ensina nesta liturgia: "Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

Com efeito, esse ensinamento do Senhor Jesus atinge por completo à quem, nesse tempo tecnológico, busca aparecer à todo custo, por isso, pagam um preço muito alto por tal exposição, ou seja, passam a ser dominados pela dependência dos meios de comunicação de tal forma que tiram o tempo da oração, da meditação da Palavra, da evangelização e até da Santa Missa para dar ao celular.

De fato, neste tempo tecnológico em que a comunicação é imediata via redes sociais e tantos outros meios; infelizmente no mais das vezes, tais ferramentas são usadas para divulgação de intrigas e mentiras, as famigeradas "Fake News", a especulação da vida alheia etc., desse modo, muitos se tornam porta vozes do inferno, causando a própria ruína e a daqueles que os seguem.

Ora, quem muito se expõe, se perde, porque já não se reconhece. Quem se perde dificilmente se encontra se não encontra Cristo e nele permanece, porque sem o Senhor Jesus todo e qualquer caminho leva à perdição, ao caos, ao vazio existencial, em suma, morre sem esperança alguma.

De certo, esta é a verdade que nos sustenta, Deus é Eterno, por isso a vida é eterna, porque lhe pertence, porém, precisamos vive-la para Ele que nos enviou o Seu Filho amado para perdoar os nossos pecados e nos conduzir ao Reino dos céus, à vida eterna; felizes são os que o seguem fielmente buscando a perfeição da caridade e de todas as outras virtudes que os faz participantes da sua natureza divina.

Portanto, caríssimos, dissipemos toda e qualquer tentação que chega à nossa mente, principalmente os maus pensamentos, as dúvidas e medos, para isto usemos as virtudes da obediência, da humildade, da caridade e da pureza de coração, bem como nos ensinou são Paulo: "Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. Isto praticai e o Deus da paz estará convosco. (Fl 4,8-9b).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox