Arquivo do blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

A FÉ SEM OBRAS É MORTA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 13,10-17)(25/10/21).

Caríssimos, o nosso modo de pensar e viver a fé quando feito segundo os nossos critérios, tende a pôr limite em tudo até mesmo nas ações de Deus, e com isso, deixamos de amar por conta do rigorismo e do querer impo-lo aos outros; ora, o resultado nefasto desse desvario é queda no pecado do juízo de valor, que se torna um veneno para a alma.

No Evangelho de hoje "Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: 'Mulher, estás livre da tua doença.' Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus."

O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: 'Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado.' O Senhor lhe respondeu: 'Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado?

Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?' Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia."

Com efeito, escreveu são Tiago: "A fé sem as obras é morta". (Tg 2,17). Desse modo, quem faz da fé um instrumento de opressão morre no pecado da hipocrisia sem jamais conhecer o amor de Deus. De fato, o modo de agir do Senhor Jesus foge de todos os esquemas e da falsa interpretação da Palavra de Deus; assim Ele nos ensina que o amor é o único critério que nos liberta de todo o mal, e nos leva a fazer o bem.

Portanto, caríssimos, como nos ensinou o Senhor, nada pode impedir de vivermos o amor de Deus que nos cura, salva e nos faz feliz; e foi tentando impedir o amor do Senhor que os seus inimigos se envergonharam; enquanto que, "a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia." De fato, Deus não cabe nos critérios nem nos esquemas humanos; o único espaço sagrado onde o encontramos, é o coração de nossas almas, criadas "à sua imagem e semelhança." 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox