Arquivo do blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

SÃO POUCOS OS QUE SE SALVAM?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 13,22-30)(27/10/21)

Caríssimos, sabemos que o espaço, a largura e o cumprimento nos são necessários para compreendermos os limites e também as leis da natureza, pois, é por elas que nos regemos naturalmente; todavia, também sabemos que tudo isso vem de Deus que nos dá conhecer tais leis a fim de que o encontremos nelas. 

Com efeito, o tema dessa liturgia de hoje se baseia na especulação de alguém da multidão que pergunta a Jesus: "Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Ou seja, querendo limitar a ação divina e a nossa. E como sempre o Senhor não responde diretamente, mas para nos fazer compreender a partir da nossa prática de vida, diz ao seu interlocutor: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão." 

De certo, essa resposta pode até parecer dura e qualquer ouvinte pode querer interpretar assim; no entanto, pelo fato de sermos obras das mãos de Deus, criados à sua imagem e semelhança, Ele nos enviou o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo como a Porta pela qual entramos na sua infinita misericórdia para recebermos o seu abraço eterno de Pai.

Na primeira leitura são Paulo nos ensina que é o Espírito Santo quem nos ajuda a alcançar a plenitude da comunhão com Deus, nosso Pai, para assim vivermos na sua presença ressuscitados com Cristo. E tudo isso Ele faz por meio da oração: "Irmãos, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis."

Portanto, caríssimos, quem ama o Senhor Jesus e o segue fielmente vive na alegria do Espírito Santo mesmo quando passa por diversas provações como nos ensinou São Tiago: "Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma." (Tg 1,2-4).

Destarte, que fique para nós esta lição tirada desta liturgia de hoje: de fato, não se entra no Reino de Deus fazendo a própria vontade, mas sim a vontade de Deus, e a vontade de Deus é o Senhor Jesus, única porta da salvação para toda a humanidade.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox