Arquivo do blog

sábado, 30 de outubro de 2021

O AMOR NÃO SE LIMITA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 14,1-6)(29/10/21)

Caríssimos, a verdade liberta sempre que a acolhemos para além da interpretação que fazemos do credo que professamos, pois, a verdade é Cristo que age em nós e por meio de nós que Nele cremos. De fato, a sua presença é tão evidente que é impossível duvidar, a não ser que se queira permanecer no erro advindo da desobediência à sua Palavra pela falsa interpretação que dela se faz.

Na liturgia de hoje vemos a verdade evidenciada nas leituras e nos acontecimentos que narra. Na primeira leitura são Paulo ensina que o povo eleito recebeu da lei e dos Profetas as instuções precisas para receber o Senhor Jesus como o Messias enviado por Deus: "Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos — Deus bendito para sempre! Amém!"

De certo, apesar de todo cuidado e formação que Deus deu ao seu povo, ainda assim teve o seu Filho rejeitado e morto por aqueles que foram preparados para recebe-lo. No entanto, o Senhor Jesus não deixou de cumprir todos os desígnios que havia sido profetizado a seu respeito, pois, a Palavra do Pai se cumpre na íntegra mesmo por aqueles que não lhe obedecem.

Desse modo, a mensagem do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo contém não apenas o cumprimento da Lei e dos Profetas, mas também tudo o que leva à salvação eterna de nossas almas, por isso, rejeitar a sua Palavra é rejeitar a vontade de Deus, como Ele nos ensinou: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou." (Jo 14,23-24).

Portanto, caríssimos, a Lei perfeita da liberdade, isto é, o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, não se deixa limitar por ritos ou limites de dia ou falsa interpretação, porque é a Lei do amor que salva, liberta e faz feliz quem o acolhe e segue fielmente na certeza que Dele depende cem por cento, como dependemos do ar que respiramos.

Destarte, seguir na vida praticando a Palavra do Senhor Jesus no seio da Sua Santa Igreja, que é o sacramento universal da salvação, é sentir-se desde já participante do Reino de Deus e da sua justiça como seus filhos e filhas.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox