Arquivo do blog

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Oto IV de Brunswick, Imperador

Oto IV de Brunswick (1175 ou 1176 – 19 de Maio, 1218) foi um de dois reis rivais do Sacro Império Romano-Germânico de 1198 em diante, rei único de 1208 em diante, e imperador a partir de 1209. O único rei da dinastia Guelfo, ele foi deposto em 1215.

Otto nasceu na Normandia, filho de Henrique, o Leão, Duque da Baviera e da Saxônia, e de Matilda Plantageneta.

Ele cresceu na Inglaterra sob os cuidados de seu avô Rei Henrique II. Otto tonrou-se amigo de Ricardo I da Inglaterra, que tentou fazê-lo Conde de York, e, através de casamento, rei da Escócia. Ambos falharam, e então em 1196, ele foi feito conde de Poitou. Ele participou na guerra contra a França no lado de Ricardo.

Após a morte do Imperador Henrique VI, alguns dos príncipes do Império elegeram seu irmão, Filipe da Suábia, rei em março de 1198. O papado, sob Inocêncio III, aproveitou a oportunidade para estender suas influência e aproveitar a vulnerabilidade do império e usou seu poder para eleger Oto, cuja família era opostao à casa de Hohenstaufen. Oto também parecia disposto a conceder quaisquer reivindicações que Inocêncio fizesse. Esses príncipes de oposição à dinastia Staufen também decidiram, por iniciativa de Ricardo da Inglaterra, eleger um membro da Dinastia dos Guelfos.

O irmão mais velho de Oto, Henrique, estava em uma cruzada na época, e por isso a escolha caiu sob Oto. O favorito papal, logo reconhecido ao longo de todo o império, foi eleito rei pelos príncipes do norte da Alemanha, em Colônia em 9 de junho de 1198. Oto assumiu o controle de Aachen, o lugar da coroação, e foi coroada pelo Arcebispo de Colônia, em 12 de julho de 1198. A coroação foi feita com a falsa coroa, porque os poderes reais estavam nas mãos do Staufen.

Obtido em http://pt.wikipedia.org/wiki/Oto_IV acesso em 02 out. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox