Arquivo do blog

sexta-feira, 17 de julho de 2009

OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS - QUARTO MANDAMENTO

OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS. – TERCEIRO MANDAMENTO.

“Lembra-te de guardar o dia do sábado para santificá-lo” (Ex 20,8).

O dia é uma seqüência de horas, minutos, segundos, frações de segundos, etc. Mas não é só isso, ele é feito de acontecimentos, momentos que fazem da história da vida de cada pessoa humana, um desenrolar progressivo do sentido do existir. A cada instante estamos pensando, agindo, formulando projetos para que, postos em prática, estes transformem em plenitude aquilo que desejamos e o que intuímos que seja bom.

Diz a sagrada Escritura que: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”; e para dizer tudo, o “Filho do Homem é Senhor, também do sábado” (Mc 2,27-28). Ora, aqui não se trata de observar o som de palavras específicas como querem alguns, a ponto de considerarem condenados aqueles que não seguem literalmente o som de tal ou qual palavra.

O dia do Senhor é o dia do Senhor. Aparentemente eu não disse coisa com coisa ou nenhuma novidade, porém, estou dizendo uma grande novidade: o dia do Senhor é o dia da Nova Criação que começa com a Ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana, isto é, Deus Pai em seu Filho amado recriou o que fizera e continua a renovação da humanidade até a consumação dos tempos.

Notemos que na Nova Criação, Deus não “descansa” como na antiga, mas Ele continua o seu trabalho até que atinjamos a estatura perfeita de Cristo. É como diz São Paulo em uma de suas cartas: “Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos ás coisas lá de cima, e não às da terra porque, estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória.

Mortificai, pois os vossos membros no que tem de terreno: a devassidão, as impurezas, as paixões, os maus desejos, a cobiça que é uma idolatria. Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes.

Outrora também vós assim vivíeis mergulhados como estáveis nesses vícios. Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca, nem vos, enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, e vos revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixas contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.

Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. A Palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vós possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo coração salmos, hinos e cânticos espirituais. Tudo quanto fizerdes, por palavras ou obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus dando por ele graças a Deus Pai.” (Col 3,1-10.12-17)

Caríssimos irmãos e irmãs, “ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas, ou sábados. Tudo isto não é mais que sombra do que deveria vir. A realidade é Cristo.” (Col 2,16-17). E o dia do Senhor é o da Nova Criação, é o “Dies Dominica”, o Domingo: “porque é o primeiro dia, o dia em que Deus, extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e, nesse mesmo dia, Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos.” (S. Justino, apol. 1,67).

Cuidado, o dia do Senhor, não é dia da praia, das festas, da televisão, mas é dia de encontro com Deus que nos santifica em Cristo Jesus nosso Senhor!

“A todos que seguirem esta regra, a paz e a misericórdia, assim como ao Israel de Deus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vosso espírito, irmãos”. Amém. (Gal 6,16.18).

Paz e Bem!

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Um comentário:

  1. adorei a menssajem
    que a paz do senho esteja com vosco
    conforme a lei 10.165 poiz, foi por graça a o senhor deus
    feito graças a lele e ja graças mandei para redes varejistas e ja esta agindo com a natureza.

    sendo asin por graças ao senhor deus a crise mundial ja ira acabar e a volta da natureza com novo contrato de kyoto.

    ResponderExcluir

Firefox