Arquivo do blog

sábado, 14 de novembro de 2009

Custódia Franciscana de Terra Santa

Servida por mais de sete séculos pelos filhos de São Francisco, em nome da Igreja, esta Missão recebeu dos tempos antigos o nome da Custódia da Terra Santa e os Franciscanos hoje como ontem continuam esse serviço, fiéis à condição de missionários e profetas de reconciliação e de paz.A presença dos Frades menores na Terra Santa remonta às raízes da Ordem dos Frades Menores. Fundada por São Francisco em 1209, logo se abriu à evangelização missionária.Com o Capítulo Geral de 1217, que dividiu a Ordem em Províncias, nasceu também a Província da Terra Santa, a qual se estendia a todas as regiões que gravitam ao redor da bacia Sul-oriental do Mediterrânio, do Egito até a Grécia, e além.Verificar ortografia


A Província da Terra Santa abrangia, naturalmente, a terra natal de Cristo e os lugares da realização do mistério da nossa Redenção. Por esse motivo é que a Custódia da Terra Santa foi considerada a pérola de todas as Províncias e – depois de abrir outras missões da Ordem em todo o mundo – é considerada a pérola de todas as missões, até os dias de hoje. Essa Província foi visitada pelo próprio São Francisco que, por vários meses, esteve percorrendo o Egito, a Síria e a Palestina, entre 1219 e 1220.

É justamente nesse período que acontece o encontro de Francisco com o Sultão Melek el-Kamel. Naquele contexto de guerras, no curso das Cruzadas, Francisco de Assis ultrapassou as trincheiras para ir falar, dialogar, com o Sultão, considerado o inimigo por excelência, o infiel. Isso foi um profético exemplo de diálogo e um testemunho de respeito entre culturas diferentes, exemplo que tem muito a dizer ao homem de nosso tempo.
O mesmo espírito animou e anima a aventura humana e espiritual dos Frades menores no Oriente próximo, a serviço das populações locais, sejam elas cristãs ou não.
" E a providência quis que, juntos com os irmãos das Igrejas Orientais para a Cristandade do Ocidente estivessem sobretudo os Filhos de Francisco de Assis, o santo da pobreza, da mansidão e da paz, a interpretar de forma genuinamente evangelica legítimo desejo cristão de guardar os lugares em que se aprofundam as nossas raizes espirituais"(joão paulo II)

Há 800 anos o espirito do Senhor iluminou Francisco e Clara de Assis agraciando-os com a graça da vocação evangelica, chamados a reconstruir a igreja de Deus que estava em ruinas.
Hoje recordamos com gratidão a graça das origens pedindo ao Senhor que renove em nossos corações os mesmos sonhos e ideais do seráfico pai ao mesmo tempo em que nos colocamos como peregrinos de uma sociedade, de uma igreja a ser reconstruida na caridade, na fraternidade e na cultura da paz entre os povos,a graça da inspiração evangelica é que nos guia nesta estrada do evangelho sem glosa vivido na realidade concreta de nossa entrega ao senhor que nos ama e nos chama, pedimos pela Custodia Franciscana de Terra Santa em comunhão com seus martires que lá entregaram suas vidas como profetas discipulos e missionários do Senhor,que este testemunho anime a caminhada de nossos Frades guardiões das fonte da salvação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox