Arquivo do blog

terça-feira, 17 de novembro de 2009

DONS DESPERDIÇADOS (UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA)















DONS DESPERDIÇADOS

Deus não nos criou desligados Dele porque sem Ele nada existe; porém, tudo o que existe precisa corresponder a esse amor criador de Deus que é doador de todos os dons. São João escreve em uma de suas cartas que amar a Deus é observar os seus mandamentos e os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

De fato, a criatura humana é dotada dos mais excelentes dons: só nós temos o dom da inteligência, da liberdade, da vontade, do desejo consciente e do poder de decisão; também nos foi concedida a graça dos valores eternos, como: “caridade (amor), alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança”. (cf. Gal 5,22-23).

Então, podemo-nos perguntar: por que, o ser humano tendo todos esses dons excelentes ainda vive na miséria comportamental que constatamos em nosso dia a dia? Na verdade, temos que entender que a não correspondência ao amor de Deus equivale à negação de todos esses dons e valores excelentes que recebemos; em outras palavras, quando não somos fiéis aos propósitos divinos, isto é, não vivemos de acordo com a vontade de Deus, negamos a nós mesmos, negamos a Deus e a todas as graças que Dele recebemos e passamos a viver na contra mão da história da salvação, ou seja, fazemo-nos inimigos de Deus e de toda a obra por Ele criada; vejam se não é essa a realidade que vivenciamos atualmente.

O homem foi criado só e unicamente para fazer o bem e viver bem consigo mesmo e com todas as criaturas; mas, na realidade, não é isso o que está acontecendo, visto que, por incrível que pareça, o homem se tornou “lobo do próprio homem”, pelo fato de não haver mais respeito pela vida humana; nem mesmo os animais escapam desse desrespeito via tráfico de animais selvagens.

Abrindo hoje (16/11/09) os trabalhos na FAO (a agência da ONU para alimentação e agricultura), o secretário-geral da ONU, Ban ki Moon, chamou atenção para o tema da fome, afirmando que, no mundo, uma criança morre de fome a cada cinco segundos - seis milhões por ano, e 17 mil a cada dia. Já o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, também nesta segunda-feira (16/11/2009), em Roma, que com a metade dos recursos usados pelos países ricos para salvar bancos falidos seria possível erradicar a fome no mundo.

Por outro lado, quando se quer tratar seriamente a questão do aquecimento global, os “donos” deste mundo (vide potências mundiais atuais: Estados Unidos e China), que são os maiores poluidores do planeta, se esquivam e não querem assumir compromissos para a diminuição da emissão de gases poluentes, em vista da diminuição do efeito estufa e evitar uma tragédia mais que evidente, uma vez que o derretimento das geleiras glaciais já está em pleno curso e o aumento da temperatura global do planeta dá sinais de catástrofes horrendas para muito em breve.

O que dizer então de tudo isso? Nossa humanidade está chegando, de fato, aos seus últimos dias e não há de se duvidar disso, pois, nunca passamos por desequilíbrios tão assustadores quantos os atuais. Impera em toda a parte a corrupção, o tráfico de drogas e de armas; a prostituição, homossexualismo, lesbianismo, pedofilia; a derrocada dos valores humanos e da fé; o fanatismo religioso; o desequilíbrio ambiental, as catástrofes naturais, etc.

Realmente as potências dos céus estão sendo abaladas, creio que muito em breve milhares de milhares morrerão pela fome, pelas guerras, pelas doenças incuráveis; pela insuportável intolerância; e mesmo os poucos justos que restarem, sofrerão as piores torturas por defenderem a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus; porém, como ele mesmo disse: “Se aqueles dias não fossem abreviados, criatura alguma escaparia; mas por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados. Porque então a tribulação será tão grande como nunca foi vista, desde o começo do mundo até o presente, nem jamais será. Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo”. (Mt 24,22.21.13).

“Em verdade vos declaro: não passará esta geração antes que tudo isto aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai. Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor”. (Mt 24,34-36.42).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox