Arquivo do blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Verdade contra Compaixão

" A Compaixão é a primeira missão da Igreja", escreve Jacques Noyer, bispo emérito de Amiens, na França, comentando a forte oposição de um grupo de teólogos contra Rino Fisichella, presidente da Pontifiícia Academia para a Vida e reitor da Universidade Lateranense que condenou a posição do arcebispo emérito de Recife, D. José Cardoso Sobrinho, no caso da menina que abortou. O artigo foi publicado pela revista francesa Temoignage chrétien, nº 32385 de 25-02-2010. A tradução é de Benno Dischinger.

Eis o texto.

Diante da emoção provocada pela excomunhão lançada pelo bispo de Recife contra os médicos culpados de aborto, o arcebispo Fisichella, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, publicara um artigo repleto daquela “humanidade da qual nós, homens de Igreja, deveríamos ser anunciadores peritos e mestres”. “Estamos do teu lado”, dissera à menina. Uma parte notável daquela Academia peça hoje sua demissão. Com sua compaixão teria aberto o caminho ao aborto terapêutico. O papa, para acalmar os ânimos, recorda, diante desta Academia, e após ter dado um voto de confiança ao seu Presidente, a autoridade do direito natural.

Por que tal debate, tão apaixonante, permanece confinado nos corredores do Vaticano? Por que a mídia cristã não procura propô-lo à opinião pública? Teme-se o vigor das invectivas que se pode esperar de certos ambientes? Ou se quer mostrar uma Igreja sempre hipocritamente unânime? No entanto, há nisso uma questão fundamental: qual é o papel da Igreja de Jesus Cristo? É antes de tudo testemunho da Verdade ou testemunho da Compaixão?

A Igreja tem frequentemente o vulto solene e privado do senso de humor de um juiz que recorda a lei e aplica a sanção sem tomar em conta a fragilidade dos homens. D. José Cardoso Sobrinho, bispo emérito de Recife, é disto o símbolo. Diante dele, o arcebispo Fisichella se torna o campeão da compaixão. Esta batalha dos chefes poderia oferecer a ocasião de enriquecer a discussão dos fiéis na saída da missa, e a dos estudantes de teologia. Bastaria um nada para que o problema apaixonasse as multidões e fosse discutido nos bares. Cardoso Sobrinho contra Fisichella! A Verdade contra a Compaixão! A cada um a escolha do campo! Basta com as belas fórmulas bem equilibradas que dão razão a cabras e couves. No que me diz respeito, não tenho dúvidas. A Compaixão é a primeira missão da Igreja. Não é esse o olhar dirigido por Jesus aos sofredores e aos pecadores de seu tempo? Pode-se supor que Jesus esperasse de sua Igreja algo diverso do prolongamento de sua calorosa presença junto aos pequenos, os débeis, os pobres de todos os tempos? A Boa Nova é uma coisa diversa da promessa do olhar paterno de Deus para todos aqueles que se pensam abandonados e do acompanhamento de um Filho que vem reerguer aqueles que se acreditavam perdidos?

Sem dúvida existe uma Verdade que é preciso procurar, um Bem que é preciso querer. Podemos ajudar-nos reciprocamente para nos aproximarmos juntos. Mas, o convite e a escolha de Jesus dão, quem sabe, aos sucessores dos Apóstolos o poder de definir a Verdade e de determinar o Bem, aproproiando-se da Razão e da Sabedoria? Deste modo, o Evangelho se torna doutrina e ideologia. Creio que muitos pastores sejam atormentados por esta contradição. Querem ser próximos, acolher, encorajar, reerguer. Mas a instituição lhes recorda continuamente as respostas já prontas e os juízos definitivos que têm o dever de repetir. Estão habituados a calar esta laceração e a sufocar suas contradições. Se um debate público lhes permitisse respirar, sem dúvida isso lhes faria bem. Mas, é a tanto tempo que vivemos sobre esse barril de pólvora que evidentemente se hesita fazer qualquer deslocamento...

Extraído de http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=30127
acesso em 26 fev. 2010.

Foto: The Spirit of Compassion by Raynor Hoff (1894–1937), carved from marble on the South Australian National War Memorial, unveiled in 1931. Fotógrafo: Bilby. 2008. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Spirit_of_Compassion.jpg acesso em 26 fev. 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox