Arquivo do blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Francisco e o Evangelho

Reflexão para o mês da Bílblia

Setembro, mês da Bíblia, Outubro mês de nosso padroeiro São Francisco. Como essas duas celebrações podem contribuir para que façamos da Palavra de Deus, principalmente do Evangelho, a luz para as decisões e atitudes que devemos tomar nos desafios do nosso dia-a-dia no meio desse nosso mundo conturbado e difícil?

Primeiramente, devemos considerar que, após os Apóstolos, ninguém encarnou de modo tão profundo, admirável e perfeito a Boa Nova do Evangelho como Francisco. Sua aventura evangélica foi tão longe que Pio XI chega a chamá-lo de “Outro Cristo”, “Cristo redivivo”. Vejamos, então, ainda que resumidamente, dois pontos, apenas, de sua espiritualidade bíblica ou evangélica.

Segundo os biógrafos tudo começou quando Francisco teve um Encontro profundamente marcante com o Evangelho, na igrejinha da Porciúncula. Mais precisamente, o Encontro deu-se durante a Missa de São Matias e o Evangelho era aquele através do qual Jesus ordenava os Apóstolos ir pelo mundo sem nada de próprio, carregando sua cruz e saudando a todos, também os inimigos, com a Paz e o Bem.O Encontro fora tão co-movente que chegou a revolucionar toda a sua vida, levando-o a imitar Jesus Cristo, abandonando o mundo e consagrando-se inteiramente à pregação do Evangelho; a partir de então jamais cessou de beber desta fonte de água viva. Não que lesse muitas passagens, mas o que lia ou punha uma vez no espírito ficava indelevelmente gravado no coração (2Cel 102). Isso porque permanecia refletindo com afeto e em contínua devoção aquilo que ouvira ou lera (idem). A esse respeito lemos que certa vez, quando já estava quase cego e não podendo mais ler, o guardião quis destacar-lhe um frade que diariamente lhe fizesse a leitura de alguma passagem da Bíblia. Ouviu então, de Francisco, a seguinte resposta: "É bom ler os testemunhos das Escrituras, procurar nelas Deus nosso Senhor. Mas, eu ainda não terminei de meditar, recordar e conhecer suficientemente o Cristo pobre e crucificado" (Cf. 2Cel 105).

Em segundo lugar, Francisco não apenas não era surdo à Palavra de Deus, mas, também, jamais deixava para depois seu esforço para conformar-se com as luzes, as orientações e a vida que que dela recebia. Assim, por exemplo, na mencionada igrejinha, logo após ter ouvido o Evangelho e compreendido direitinho toda a explicação do sacerdote, entusiasmou-se imediatamente no espírito de Deus exclamando: "É isso que eu quero, isso que procuro, é isso que eu desejo fazer com todas as fibras do coração". E, transbordando de alegria, apressou-se o santo pai a concretizar o salutar conselho, e sem demora pôs devotamente em prática o que ouvira (LTC 8).

A todos, uma boa Lectio divina e Boas Festas de São Francisco!

[Autor: Frei Dorvalino Fassini, OFM]
Extraído de http://ofsporciuncula.blogspot.com/2010/08/francisco-e-o-evangelho.html acesso em 22 ago. 2010.
Ilustração: Aachen Gospels. Séc. IX. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Karolingischer_Buchmaler_um_820_001.jpg acesso em 21 ago. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox