Arquivo do blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O que é Espiritualidade?




Frei Vitório Mazzuco, OFM* 

     O objetivo destas nossas reflexões é recuperar valores para qualificar a vida. Precisamos reencantar em nós o entusiasmo, alegria, verdade, perseverança, paciência, cuidado, minoridade e todo um conjunto de virtudes que iremos propor. Virtudes são as nossas forças interiores. O enfoque sobre as virtudes será sob o filtro da Espiritualidade.

    O que é Espiritualidade? O conceito de espiritualidade tem a sua raiz na palavra  “spiritus” que quer dizer: respiração, sopro ( ruah ), energia vital, hálito, vida, purificação. É o movimento de  inspirar, isto é, trazer para dentro (  uma grande inspiração ) e expirar, soltar para fora, lançar em determinada direção, projetar( uma grande prática).  É  vida segundo o ritmo do espírito. É viver no espírito e para o espírito. É um modo de ser, viver e fazer sob uma grande inspiração.

     Espiritualidade , mística, inspiração  são um  Caminho  e não uma doutrina. O franciscanismo, por exemplo, não é uma religião, é uma espiritualidade. É uma família que há 800 anos respira o mesmo Espírito! São Francisco descobriu que o Espiritual é mais forte que qualquer força material, e por isso se fez desapegado, desapropriado, pobre.  Filho de uma época de buscas e ambição, misturou-se ao povo com sua inspiração, e o povo de sua época e em todas as épocas, aprendeu com ele a respirar e reconhecer  a presença do espírito em todas as coisas.

    Espiritualidade é conhecimento, experiência, vivência e prática , caminho de empenho, de todos os meios que conduzem à  Via Perfectionis. Este nosso encontro aqui, chamado Curso, nos recorda  exatamente isto:  curso, percurso, via, estrada, senda que devemos percorrer no  “per+facere”, isto é, no  por fazer-se, no trabalhar-se, no moldar-se a si mesmo. A  Via da Perfeição  não é o pronto, o acabado, o definido,   mas é a arte de esculpir um humano pleno a cada instante de nossa vida. O Papa Paulo VI dizia que   “a Espiritualidade é a arte das artes”. É viver a vida com cuidados de artista, como aquele que em cada estrutura de sua existência, em cada detalhe da sua jornada, percebe e dá espaço para a profundidade.

    Espiritualidade  também é matéria de estudo enquanto  Teologia Espiritual, ciência da fé que procura compreeender com os olhos do Espírito;  que  vê e conhece a vida de santos e santas,  que bebe nas fontes da Sagrada Liturgia e nas Escrituras, que lê literatura de edificação, que estuda Espiritualidade como estamos fazendo neste momento.

     Espiritualidade é  empenho ativo, um esforço de traduzir em ato o conhecimento do sagrado. É trabalho de buscar a perfeição cristã, ou a espiritualidade presente em todas as experiências religiosas. Podemos buscar a floração magnífica dos dogmas, das doutrinas, da moral , dos ensinamentos e colher daí o melhor para a vida  para traduzir numa prática.

    Espiritualidade é respirar o Evangelho. A Boa Nova é plena de preceitos e conselhos. Os Conselhos Evangélicos. O caminho da perfeição cristã se liga  à estes conselhos. A Perfeição é essencialmente observar de um modo ( per-feito) os preceitos ( especialmente o Amor, Fé, Esperança, Caridade, Pobreza, Obediência e Pureza de Coração ) que são a síntese para todos os outros conselhos que brotam do Evangelho. A perfeição é superar obstáculos que se oponham ao  seu exercício. O Anônimo Perusino, uma legenda medieval franciscana, diz em seu capítulo 6, “que é preciso opor aos vícios, virtudes”.

     Espiritualidade aqui em nosso encontro é o exercício de aprofundar a Vida Espiritual como uma ciência espiritual. O Espírito tende ao aperfeiçoamento. Deus não se basta, está sempre dando um acabamento íntimo à todo Ser Criado. Quando alguém é verdadeiro,  é plasmado de Amor e se torna necessariamente uma central de energia. A Espiritualidade é esta força que deve brotar e transmitir luz. O mundo inteiro se iluminou da Presença de Deus em Francisco de  Assis. Deve se iluminar também a partir da nossa vida. Espiritualidade é caminho de Iluminação!

    Como dizíamos  Espiritualidade é Caminho. Cada experiência é um passo. Na vida espiritual tudo começa por um passo. É a mística de Santiago de Compostela.  É busca. Cada experiência de buscar Deus é uma peregrinação à Casa do Pai e poder dizer um dia: “ finalmente cheguei!” Esta não é uma viagem feita com as pernas, mas sim com  o coração. O que falta na formação espiritual é trabalhar bem o afeto. Cada um se torna aquilo que ama e busca. A escolha fundamental que cada um faz é que o caracteriza. O Amor edifica sempre. Depois que Francisco descobre que o Amor não é amado, começa a reconstruir a casa da civilização do amor. Quanto maior o Amor e a Espiritualidade, maior é a obra completa.

     Neste nosso per-Curso vamos trabalhar a Espiritualidade como Palavra que é  permanente presença; vamos refletir a Palavra como nítida imagem diante de nós. E que tudo isto tome forma em nosso coração. O que toma conta do nosso coração toma conta do corpo inteiro. Para a Espiritualidade o órgão do conhecimento não é o intelecto mas  o coração. Nós somos o que colocamos no coração. Cada vez  que você ama esta busca  e a traz para o coração, você se torna uma Fonte.

* Frei Vitório Mazzuco cursou Teologia e Filosofia, em Petrópolis, e fez pós-graduação em Teologia Espiritual, na Pontificia Università Antonianum, em Roma, obtendo o mestrado. Sua tesina, publicada em forma de livro, leva por título: “Francisco de Assis e o modelo de amor cortes-cavaleiresco: elementos cavaleirescos na personalidade e espiritualidade de Francisco de Assis” (Vozes 1994). Atualmente, ele é reitor do Santuário de Santo Antônio, no Largo da Carioca, na cidade do Rio de Janeiro, professor de Franciscanismo, em Piracicaba, no Rio de Janeiro e em Petrópolis. Também é pesquisador do IFAN (Instituto Franciscano de Antropologia), entidade ligada à Universidade São Francisco de Assis, em Bragança Paulista, e dedicada às áreas de Franciscanismo, Teologia e Ciências da Religião, Estudos Humanísticos, Estudos da Cultura Moderna e Pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox