Arquivo do blog

segunda-feira, 16 de abril de 2018

A INOCÊNCIA É A NOSSA MAIOR DEFESA


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

Caríssimos, a inocência é a maior defesa contra toda falsa acusação; assim como o arrependimento, o perdão e a penitência, liberta o pecador dos seus pecados; de igual modo a inocência é a essência da misericórdia divina, porque qualquer acusador pode encontrar nela o arrependimento, o perdão e a penitência de que precisa para viver em paz com Deus, com o inocente a quem acusa e consigo mesmo; ou então pode se condenar por não se interar de que acusa falsamente. Tudo isso se encontra nesse versículo: "Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo."

Ora, vemos isto também na expressão poética do Salmista: "Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos." De fato, o bem jamais se mistura com o mal, como no ensinou o Senhor na parábola do trigo e do joio, ou seja, trigo é trigo e joio é joio, duas essências completamente distintas. Por isso, escutemos novamente o Senhor: "Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno."

Caríssimos irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje nos mostra o conflito interior daqueles que buscavam o Senhor não pelo Senhor, mas por causa dos seus interesses materiais e políticos; e bom é perceber que Jesus lhes mostra isso, mas nem assim é correspondido, vejamos: "Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”

Conclusão: Amados irmãos a renúncia da própria vontade faz parte do seguimento do Senhor; por isso, quem quer seguir Jesus sem abraçar a sua cruz, nunca o seguirá de fato, porque seguir Jesus significa renunciar a própria vida, isto é, seguí-lo até as últimas consequências, com a plena confiança de que Nele temos a vida eterna.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox