Arquivo do blog

domingo, 22 de abril de 2018

HOMILIA DO 4 DOM DA PÁSCOA - JESUS BOM PASTOR


Homilia do 4°Dom do tempo Pascal
(Jo 10,11-18)(22/4/18)

A vida de santidade começa aqui no tempo, mas se estende por toda a eternidade onde alcança sua plenitude diante de Deus. Não se trata de um conceito porque não é teoria; mas se trata do atributo divino que nos é dado, pelo Bom Pastor de nossas almas, Jesus Cristo, o Filho de Deus, que se ofereceu ao Pai Eterno por nós, suas ovelhas, para nos comunicar Sua imortalidade.

Na Carta aos Efésios, São Paulo, escreveu: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor." E ainda: "Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida."

Mas, atenção, cuidado com os mercenários, pois atualmente o que mais se encontra em meio às ovelhas desgarradas, são mercenários sedutores, ávidos por lucros, tentando estorquilas. Ora, "O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas."

No entanto, São João, na sua primeira carta nos alertou: "Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora. Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos. Vós, porém, tendes a unção do Santo e sabeis todas as coisas. Não vos escrevi como se ignorásseis a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira vem da verdade."

Conclusão: Com efeito, disse o Senhor: "Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas." De fato, só conhece verdadeiramente esse amor do Senhor quem se entrega à Ele sem medida, isto é, incondicionalmente e se deixa conduzir pelo Seu Espírito que nos foi dado no batismo.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox