Arquivo do blog

sábado, 16 de junho de 2018

A FAMÍLIA É O SANTUÁRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,27-32)(15/6/18).

Caríssimos irmãos e irmãs, a fidelidade à Deus se estende também para as relações humanas, pois não não existe compromisso verdadeiro entre nós, se não houver fidelidade no nosso compromisso com Deus, que está sempre presente em nossa vida e nunca se afasta de nós, a não ser que nos afastemos Dele pelos pecados praticados. Ora, vemos bem isto no Evangelho de hoje, pois o Sacramento do matrimônio é a união sacramental entre um homem e uma mulher que recebem a benção de Deus para formar uma família e serem santos.

Na Carta aos Efésios, São Paulo nos ensina quais são os fundamentos do matrimônio e o papel dos esposos e das esposas: "Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as suas mulheres."

Caríssimos, a família é o tesouro da vida, é a fronte de onde brotam todas as outras vocações, por isso, Deus iniciou a história humana abençoando o primeiro casal, formando assim a primeira família. O pecado contra família é tão grave quanto a blasfêmia, pois é uma aberração contra o plano de Deus para a salvação humana. Ser família abençoada é ser família de Deus santificada por sua presença.

Também hoje Jesus nos mostra como é fácil pecar contra a família e sua base que se firma na fidelidade, basta um olhar malicioso repleto de desejos impuros, para se dá lugar ao pecado do adultério, da fornicação e da destruição da família. Infelizmente esse nosso mundo está repleto de famílias destruídas pelo pecado da traição.

Frequentemente este pecado é a causa da separação de muitas famílias, até mesmo daquelas que receberam a bênção sacramental, pois, por terem se afastado da prática da fé, se afastaram também da fidelidade conjugal, o resultado são famílias desajustadas e as brigas entre pais e filhos com incontáveis traúmas. Rezemos, então, pelas nossas famílias: Senhor, tende piedade de nossas famílias. "Jesus, Maria e José nossa família vossa é."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox