Arquivo do blog

domingo, 24 de junho de 2018

SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA...


Homilia da Solenidade do nascimento de São João Batista (Lc 1,57-66.80)(24/6/18).

Caríssimos, todas as obras de Deus são perfeitas e quando alguém interfere para que elas não o sejam, essa interferência só atinge aqueles que não vivem a sua vocação com o mesmo propósito para o qual Deus os criou. Não pensem que o mal tem algum poder sobre os filhos e filhas de Deus ou sobre suas obras, porque não tem; visto que a vontade de Deus é livre e soberana e tudo dispõe à nosso favor à medida em que o obedecemos para que se cumpram todos os seus desígnios à nosso respeito.

A Solenidade de São João Batista que hoje celebramos sela o encontro dos dois Testamentos que são frutos da aliança entre Deus e os homens, pois, por meio de sua missão profética, Deus Pai, finda o AT e dá início ao Novo como última etapa da história da humanidade. Ao enviar o seu Filho, Jesus Cristo, do qual João Batista é o precursor, o Senhor decreta o fim dos tempos e dos reinos humanos e dá início ao seu reinado eterno em cuja plenitude se dará o juízo final, quando serão julgados os vivos e os mortos.

Caríssimos, o que mais chama a atenção na missão de João é a maneira com a qual ele a conduz; João significa "Deus nos é favorável", desse modo ele revela quem é Jesus e qual é a sua missão, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" e completa: "Eu não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias, convém que ele cresça e que eu diminua." E assim é o primeiro a anunciar publicamente a chegada do Messias e completa sua missão dando a vida por Ele.

Portanto, nós que estamos vivendo os últimos preparativos para a vinda definitiva do Filho do Homem, nosso Senhor Jesus Cristo, precisamos viver como Zacarias, pai de São João Batista, anunciou no dia do seu nascimento: "Sirvamos ao Senhor em santidade e justiça todos os dias de nossa vida."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox