Arquivo do blog

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

A ANUNCIAÇÃO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Lc 1,26-38)(20/12/18)
.
Caríssimos, existem muitas atitudes com as quais se provocam os homens e também a Deus, e uma delas é a incredulidade com que se portam na vida tais provocadores, visto que fazem da indiferença o seu meio de expressão. Todavia, como vimos na primeira leitura, não devemos nos deixar provocar por tais ações, mas, responder à elas com os dons de Deus, vendo nisso um meio de exercitarmos as virtudes com as quais servimos ao Senhor.
.
Foi o que fez o Profeta Isaías quando provocado pela incredulidade do rei Acaz; disse ele: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”. Notem bem, de uma provocação, surgiu uma das mais belas profecias que se cumpriu na íntegra quando da anunciação do Arcanjo Gabriel à Santíssima Virgem Maria.
.
De fato, apesar das muitas provocações dos homens, Deus nunca deixa de agir em seu favor para os libertar do mal com o qual o ofendem pelos pecados consentidos e praticados. No entanto, para receberem seu perdão, se faz necessário que se arrependam dos pecados, façam penitência e mantenham o firme propósito de não mais cometê-los, para assim permanecer em sua presença por uma vida virtuosa.
.
Conclusão: Caríssimos, aqui está o cumprimento da bela profecia do Profeta Isaías, mostrando que nada pode impedir a realização do Plano de Deus para a nossa salvação: "O anjo entrou onde Maria estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
.
“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox