Arquivo do blog

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

AS ARMAS ESPIRITUAIS NA LUTA CONTRA O MAL...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 5,1-20)(04.02.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, a presença do maligno numa alma é a pior das experiências que o ser humano pode fazer, porque de imediato perde a paz, a alegria de viver e todas as graças que o mantinha em comunhão com o Senhor, exceto o dom do arrependimento. De fato, o deplorável estado da alma que ofende ao Senhor, tem sua origem no pecado, permitido e praticado (cf. Tg 1,12-16), porque por trás de todo pecado se esconde o maligno.
.
Ora, ao criar o ser humano à sua imagem e semelhança, Deus lhe deu o poder do livre arbítrio para dizer sempre não ao maligno, que só pode entrar numa alma se receber dela a permissão, porque sem essa permissão nada pode fazer, por isso, usa as tentações que chegam à mente por meio de maus pensamentos. Mas, quanto isso, são Paulo nos ensina: "Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela."
.
De fato, tudo o que é mal só vem do mal; os filhos de Deus nunca pensam o mal, porque são filhos de Deus (cf. 1Jo 3,7-10); todavia, sofrem tentações, pois essa é a arma usada pelo maligno para seduzir e entrar nas almas e delas se apossar, como vimos no Evangelho de hoje. Por isso, nunca deixe entrar em sua mente pensamentos de acusação, julgamento, sedução, perversão, traição, violência, xingamentos, blasfêmias, desejos impuros, etc; porque o resultado disso é devastador para a alma.
.
Caríssimos, as armas espirituais que o Senhor nos dá, são poderosíssimas na luta contra às insídias do maligno; pois, é o Espírito Santo que vai conosco nos ajudando a vencer essa luta. São elas: a Santa Missa, o Sacramento da confissão, a comunhão Eucarística, a Palavra de Deus meditada e praticada, a oração mental, o Santo Terço diário, o jejum penitencial, as obras de misericórdia e a prática da fé pela participação na comunidade.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox