Arquivo do blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

QUARTA-FEIRA DE CINZAS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 6,1-6.16-18)(26/02/20)
.
Caríssimos, com a quarta-feira de cinzas a Igreja dá início ao tempo da Quaresma, ou seja, quarenta dias de jejum e penitência em preparação à Paixão, morte e ressurreição de Jesus e a sua vitória sobre o pecado, o maligno e a morte. Com efeito, como escreveu são Paulo: "Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus." Em outras palavras, é tempo de conversão e da prática das obras de misericórdia.
.
De fato, a luta contra o pecado é constante; todavia, o poder para vence-lo é infinito e nos vem do Senhor que nos deu o Seu Santo Espírito para nos conduzir nas batalhas que travamos. São estas as armas a serem usadas: a oração interior, o jejum e a esmola, que são os três alicerces da prática penitencial que nos levam a verdadeira reconciliação com Deus e entre nós.
.
O Santo Padre, o Papa Francisco na audiência pública desta quarta-feira de cinzas assim discorreu sobre este tempo litúrgico: “Hoje, iniciamos o caminho quaresmal, caminho de quarenta dias em direção à Páscoa, rumo ao coração do ano litúrgico e da fé. É um caminho que segue o de Jesus, que no início de seu ministério se retirou por quarenta dias para rezar e jejuar, tentado pelo diabo, no deserto.”
.
"O deserto é o lugar em que se toma distância do barulho que nos circunda. É ausência de palavras para dar espaço a outra Palavra, a Palavra de Deus, que acaricia o nosso coração como a brisa suave. O deserto é o lugar da Palavra, com letra maiúscula. Na Bíblia, o Senhor gosta de conversar conosco no deserto. No deserto, se ouve a Palavra de Deus, que é como um som suave."
.
Destarte, disse ainda: “A Quaresma é o tempo propício para abrir espaço à Palavra de Deus. É o tempo para desligar a televisão e abrir a Bíblia. É o tempo para se desligar do telefone celular e se conectar com o Evangelho. É o tempo de renunciar a palavras inúteis, conversinhas, fofocas, mexericos e se aproximar do Senhor." Que nos fala quando silenciamos para o escutar.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox