Arquivo do blog

sábado, 8 de fevereiro de 2020

AS TRÊS ETAPAS DA VIDA ESPIRITUAL...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,30-34)(08/02/20)
.
Caríssimos, todos nós que estamos à caminho da eternidade sentimos uma imensa necessidade de viver em permanente comunhão com o Senhor Jesus. Ocorre que no mais das vezes, sucubimos facilmente à primeira tentação que chega a nossa mente; isto porque sem combate-la pela perseverança da oração, deixamos o inimigo entrar em nossas almas e assim estragar o nosso relacionamento com o Senhor.
.
Santo Antônio de Pádua, explica por que tão logo caímos em tentação: Jesus nos chama como chamou os Apóstolos: "Vinde comigo para um lugar isolado" da multidão, para a solidão do espírito e do corpo, "e descansai um pouco". Infelizmente, as paixões da carne e o tumulto dos pensamentos que vão e vêm no nosso coração são tais que não temos tempo de comer o alimento de doçura eterna, de saborear a contemplação interior."
.
O profeta Oseias discorrendo sobre esse chamado do Senhor, disse: "Seduzi-la-ei e conduzi-la-ei ao deserto, e falar-lhe-ei ao coração". Ora, "Estas três expressões - seduzir, conduzir ao deserto, falar ao coração - designam as três etapas da vida espiritual: o começo, o progresso, a perfeição."
.
"O Senhor seduz o principiante quando o ilumina com a sua graça, para que ele cresça e progrida de virtude em virtude. Em seguida, afasta-o do tumulto dos vícios e da desordem dos pensamentos para o repouso do espírito; finalmente, uma vez chegado à perfeição, fala-lhe ao coração. A alma experimenta então a doçura da inspiração divina, e pode entregar-se por completo às alegrias do espírito."
.
Portanto, caríssimos, para alcançarmos a perfeição eterna de nossas almas se faz necessário trabalharmos a nossa salvação tal qual nos ensinou são Paulo: "Meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor... Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox