Arquivo do blog

sexta-feira, 3 de julho de 2020

FESTA DO APÓSTOLO SÃO TOMÉ...


FESTA DO APÓSTOLO SÃO TOMÉ (Jo 20,24-29)(03/07/20)
.
Amados irmãos e irmãs, a liturgia de hoje trata da fé que nos faz ver além do que podemos ver naturalmente; da fé que percebe, isto é, olha dentro com os olhos da alma que vê Deus em sua humanidade ressuscitada e que o escuta dizer a Tomé: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
.
Com efeito, essa é a fé dom do Espírito Santo que recebemos no batismo e que nos faz conviver com Jesus ressuscitado como os Apóstolos conviveram. De modo que, a invisibilidade do Senhor ressuscitado se torna visível nos Sacramentos instituídos por Ele no seio de sua santa Igreja para que tivessémos a certeza de que caminha conosco nos conduzindo para o céu.
.
O Santo Padre, o Papa Francisco, comentando esse Evangelho, disse: «Os discípulos se alegraram por verem o Senhor» (Jo 20,20); depois disseram a Tomé: «Vimos o Senhor» (v. 25). Mas o Evangelho não descreve como o viram, não descreve o Ressuscitado, apenas destaca um detalhe: «Mostrou-lhes as mãos e o lado» (v. 20). Parece significar que os discípulos reconheceram Jesus desse modo: através das suas chagas. O mesmo acontece com Tomé: ele também queria ver «a marca dos pregos em suas mãos » (v. 25) e, depois de ter visto, acreditou (cf. v. 27).
.
Caríssimos, o coração que ama o Senhor se une à Ele por esse amor incondicional e convive com Ele pela ação do Espírito Santo que aje sempre por meio da fé que nos faz ver muito além da aparência física.
.
Portanto, não existe barreiras naturais nem sobrenaturais que nos impeça esse convívio com Jesus, basta que expressemos a fé tal qual expressaram os discípulos e todos os santos e santas que ressuscitaram com Cristo no batismo e o testemunharam dando a própria vida em cumprimento de sua missão.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox