Arquivo do blog

quarta-feira, 1 de julho de 2020

JESUS SEMPRE LIBERTA DE TODO MAL...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 8,28-34)(01/07/20)
.
Caríssimos, a verdade está sempre acompanhada da libertação que realiza aonde quer que ela esteja, mesmo quando não é aceita. Esse é o grande tema presente na liturgia de hoje. Jesus se encontra com dois endemoniados quando passava com seus discípulos junto à um cemitério e os liberta da triste opressão que os afligia, porém, faz uma concessão, permite que os espíritos malignos entrem numa manada de porcos.
.
À princípio isso parece um acontecimento anormal ou estranho, todavia, quando olhamos para a simbologia do seu gesto entendemos perfeitamente porquê ele o fez. Primeiro, trata os possessos como obras de Deus e por isso o mal não tem poder sobre aqueles que se aproximam do Senhor; segundo, os porcos na sua cultura simbolizava a impureza lugar próprio dos demônios.
.
Comentando esse Evangelho, o Santo Padre, o Papa Francisco, disse: "O poder de Jesus confirma a autoridade do seu ensinamento. Ele não pronuncia apenas palavras, mas age. Assim manifesta o projeto de Deus com as palavras e com o poder das obras. Jesus é o nosso mestre, poderoso em palavras e obras. Jesus comunica-nos toda a luz que ilumina o caminho, por vezes escuro, da nossa existência; comunica-nos também a força necessária para superar as dificuldades, as provas, as tentações.
.
Pensemos na grande graça que é para nós ter conhecido este Deus tão poderoso e bondoso! Um mestre e um amigo, que nos indica o caminho e cuida de nós, sobretudo quando estamos em necessidade. (Papa Francisco, trechos do Angelus, 28 de janeiro de 2018)
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox