Arquivo do blog

domingo, 26 de julho de 2020

O REINO DOS CÉUS É SEMELHANTE À UMA PÉROLA DE GRANDE VALOR...


Homilia do XVI Dom. do tempo comum (Mt 13,44-52)(26/07/20)
.
Caríssimos, todo ser humano sofre a tentação de possuir riqueza, fama e poder; todavia, felizes são aqueles que não se deixam levar por tal tentação. Com efeito, nesse nosso tempo midiático a grande tentação é tornar-se celebridade, custe o que custar, para se manter na fama adquirida e na mídia para assim angariar mais seguidores, curtidas e dividendos.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina qual seja o verdadeiro tesouro da nossa vida, aquele do Reino dos Céus; e para enconta-lo o único caminho é o da renúncia de si mesmo e de tudo o que se interpõe entre nós e Ele.
.
O Santo Padre, o Papa Francisco, comentando esse Evangelho, disse: "Nosso Senhor Jesus Cristo insistiu muitas vezes no seguinte: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me» (Mt 16,24). E noutra passagem: «Se queres ser perfeito, vende o que tens e dá o dinheiro aos pobres»; e acrescenta : «depois, vem e segue-Me» (Mt 19,21)."
.
Para aquele que sabe compreender, a parábola do negociante quer dizer a mesma coisa: «O Reino dos Céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, foi vender tudo quanto possuía e comprou essa pérola».

A pérola preciosa designa indubitavelmente o Reino dos Céus, e o Senhor mostra-nos que nos é impossível obtê-lo se não abandonarmos tudo o que possuímos: riqueza, glória, nobreza de nascimento e tudo aquilo que tantos outros buscam avidamente.
.
O Senhor declarou ainda que é impossível ocuparmo-nos convenientemente do que fazemos quando o nosso espírito é solicitado por coisas diversas: «Ninguém pode servir a dois senhores», disse (Mt 6,24). Trata-se, sobretudo, de nos tornarmos semelhantes a Cristo, «que, sendo rico, Se fez pobre» por nós (2Cor 8,9)."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox