Arquivo do blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

O SENHOR ESTÁ PRÓXIMO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 1,18-24)(18/12/20)

.

Caríssimos, o que mais chama a atenção nesta liturgia de hoje é o tema da proximidade de Deus; ora, essa Sua proximidade realmente nos preenche de imensa felicidade e alegria tendo em vista a nossa salvação, mas em meio às provações e desafios da fé, como vimos acontecer com Maria e José no ato da encarnação de Jesus, o Filho amado de Deus.

.

Com efeito, a fé é a convicção que nos leva ao encontro do Senhor e nos dá a certeza de que Ele está agindo em todas as circunstâncias de nossa vida em prol da realização do seu Plano de amor e salvação. Desse modo, Maria e José se entregaram nas mãos de Deus que por meio dos santos anjos os conduziu ao cumprimento de todas as profecias à respeito do nascimento do Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

.

"O trecho do Evangelho de hoje (cf. Mt 1, 18-24) mostra-nos as duas pessoas que, mais do que qualquer outra, participaram neste mistério de amor: a Virgem Maria e o seu esposo José. Mistério de amor, mistério da proximidade de Deus à humanidade.

.

O evangelista evidencia que José, sozinho, não pode encontrar uma explicação do acontecimento que vê verificar-se diante dos seus olhos, ou seja, a gravidez de Maria. Precisamente naquele momento de dúvida e inclusive de angústia, Deus aproxima-se dele mediante um seu mensageiro, esclarecendo-lhe a natureza daquela maternidade: «O Menino que nela foi concebido vem do Espírito Santo» (v. 20).

.

Assim, diante deste acontecimento extraordinário, que certamente suscita muitas interrogações no seu coração, José confia de maneira total em Deus que se aproxima dele e, aceitando o seu convite, não rejeita a sua noiva, mas permanece com Ela, desposando Maria. Acolhendo Maria, José acolhe consciente e amorosamente Aquele que nela foi concebido por obra admirável de Deus, para quem nada é impossível.

.

Estas duas figuras, Maria e José, os quais foram os primeiros a receber Jesus mediante a fé, introduzem-nos no mistério do Natal. Maria ajuda-nos a colocar-nos em atitude de disponibilidade para receber o Filho de Deus na nossa vida concreta, na nossa própria carne. José estimula-nos a procurar sempre a vontade de Deus e a segui-la com plena confiança. Ambos se deixaram aproximar por Deus." (Papa Francisco, Angelus, 18/12/16).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox