Arquivo do blog

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 1,1-18)(31/12/20)


Caríssimos irmãos e irmãs, tudo o que é autêntico e verdadeiro revela-se por si mesmo em palavras e ações. Jesus é o Verbo de Deus, que se fez carne, o Messias enviado; aquele que pelo o poder do Espírito Santo realiza tudo o que havia sido profetizado à seu respeito. 


Com efeito, Ele cumpre em tudo a vontade do Pai com perfeita obediência, e profetiza o futuro do povo eleito e da humanidade. Deste modo, desde a sua vinda tudo se vai cumprindo tal qual profetizou, como Ele mesmo afirma: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão." (Mt 24,35).

.

De fato, "Até então, na história da salvação, ninguém havia se apresentado como Messias Filho de Deus. Na verdade, os reis de Israel eram considerados filhos de Deus. Entretanto, jamais alguém havia manifestado tal proximidade com Deus, no falar e no agir, como acontecia com Jesus. Ninguém havia chamado Deus de Pai, servindo-se de um termo familiar, Abba, usado pelas crianças para se referirem a seus genitores.

.

Ninguém se apresentara com o poder de perdoar pecados, restituir a vida aos mortos e enfermos, libertar as pessoas da opressão do demônio. Ninguém, como Jesus, mostrava-se livre diante da Lei e das tradições religiosas.

.

Na raiz da ação de Jesus, estava sua condição divina. Esta conferia-lhe a liberdade para não se submeter ao legalismo religioso da época, muitas vezes incapaz de levar as pessoas a uma real experiência de Deus; levava-o a desbaratar as forças do anti-Reino, por cuja ação os indivíduos se tornavam cativos do mal e do pecado; dava-lhe um coração misericordioso, como o de Deus, para amar os pecadores e abrir-lhes os caminhos da salvação; tornava-o sensível e solícito aos sofrimentos da humanidade. Nestas ações humanas de Jesus, resplandecia sua glória de Filho de Deus." (Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox