Arquivo do blog

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

OS SINAIS DO SENHOR...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 7,19-23)(16/12/20)


Caríssimos estamos nos aproximando do Natal do Senhor dia em que comemoramos a sua primeira vinda em preparação à sua vinda definitiva no esplendor de sua glória. Esta liturgia de hoje nos revela o cumprimento dos sinais proféticos que identificavam a sua presença no meio de nós, os quais serviram de evidência para João Batista e seus discípulos.

.

Santo Ambrósio, discorrendo sobre tais sinais, escreveu: "O Senhor, sabendo que sem o Evangelho ninguém pode ter uma fé plena – porque se a Bíblia começa pelo Antigo Testamento, é no Novo que ela atinge a perfeição –, não esclarece as questões que Lhe colocam acerca dele próprio por palavras, mas apontando os seus atos. «Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciado o Evangelho; e feliz daquele que não encontrar em Mim ocasião de queda».

.

Contudo, estes atos são pequenos exemplos do testemunho trazido por Cristo. O que funda a plenitude da fé é a cruz do Senhor, a sua morte, o seu sepulcro. É por isso que, depois da resposta que citamos, Ele acrescenta: «E feliz daquele que não encontrar em Mim ocasião de queda». 

.

Com efeito, a cruz podia provocar a queda dos próprios escolhidos, mas não há testemunho maior de uma pessoa divina, nada que mais ultrapasse as forças humanas, que esta oferta de um só pelo mundo inteiro. É só assim que o Senhor Se revela plenamente. Aliás, é assim que João O designa: «Eis o Cordeiro de Deus, eis Aquele que tira o pecado do mundo» (Jo 1,29).

.

Portanto, caríssimos, estamos no tempo da misericórdia divina versos a liberdade humana, mas a humanidade não pode abusar da misericórdia do Senhor e permanecer ilesa, pois, Ele é justo e não permitirá que a injustiça e a maldade prevaleça sobre seus filhos e filhas.

.

Destarte, preparemo-nos, pois, como Ele mesmo disse: "O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais. Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras." (Ap 22,11-12).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox