Arquivo do blog

domingo, 20 de dezembro de 2020

"EIS QUE CONCEBERÁS E DARÁS A LUZ UM FILHO...


 Homilia do 4°Dom do Advento (Lc 1,26-38)(20/12/20)


Caríssimos, neste quarto domingo do Advento são Lucas narra de forma precisa como Deus assumiu a nossa natureza, por meio do Seu amado Filho, para nos fazer participantes da Sua natureza divina. Todavia, para compreendermos melhor essa sua teofania (ação direta), Ele se fez representar pelo Anjo Gabriel que veio diretamente do céu para comunicar à Virgem Mãe o cumprimento de todas as profecias a respeito do Messias.

.

Com efeito, ao contemplarmos as obras da criação vemos que somente Deus pode realizar tão perfeitamente essas obras; de igual modo, para nos redimir quis o Senhor em seu desígnio de amor nascer como um de nós, porém, gerado pelo Espírito Santo no seio de Maria. Pois, foi isso o que disse o Anjo: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus."

.

Sem dúvida o anúncio e a encarnação de Jesus, o Verbo de Deus que se fez carne, é para nós o grande sinal da salvação anunciada pelos profetas e acolhida primeiro por Maria em quem Deus fez cumprir as suas promessas e depois por José, os Apóstolos e todos os santos e santas que seguiram o Senhor Jesus obedecendo à Sua vontade.

.

Para os que não crêem nesta verdade eterna, também não existe esperança de vida eterna, porque lhes falta a fé devida que nos proporciona viver em comunhão com o Senhor que veio ao encontro da nossa finitude, da nossa miséria para nos arrancar delas e nos fazer vencer o pecado e suas consequências, dentre elas a morte.

.

Portanto, caríssimos, Peçamos à Virgem Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe, ela que permaneceu fiel até o fim no acolhimento dos desígnios de Deus, para que nos alcance a graça de também sermos fiéis e perseverantes à esses mesmos desígnios.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox