Arquivo do blog

sábado, 19 de dezembro de 2020

A ANUNCIAÇÃO DE JOÃO BATISTA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,5-25)(19/12/20)

.

Caríssimos irmãos e irmãs, a liturgia de hoje nos mostra que os desígnios salvíficos do Senhor se cumprem na íntegra para muito além do que entendemos e esperamos; o fato é que o Senhor por Sua fidelidade e providência nos faz protagonistas da história da salvação direta e inusitadamente.

.

Com efeito, meditando os acontecimentos bíblicos, percebemos que o presente da história da salvação traz em si a ação divina que o plasmou e nele projeta a plenitude da vida eterna a ser alcançada por nós no Reino dos céus. Desse modo, compreendemos que o Senhor se faz sempre presente no nosso viver concedendo-nos as graças que precisamos para realizarmos a sua santa vontade.

.

O Evangelho de hoje traz o relato da anunciação de João Batista; seu Pai Zacarias era sacerdote do Templo do Senhor e foi sorteado para fazer a oferta do incenso. "O anjo do Senhor, apareceu-lhe de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João."

.

Ora, a anunciação de João Batista é semelhante à anunciação de Jesus, porém, difere em alguns detalhes que revelam o modo como Deus age de acordo com a receptividade ao seu chamado. A princípio Zacarias duvidou, pois pensou mais na impotência das próprias forças e não nas graças de Deus que tudo pode realazar. Bem ao contrário o fez Maria que acreditou na palavra do anjo e apenas quis saber como se realizaria a vontade de Deus.

.

Portanto, caríssimos, com o nascimento de João Batista, se cumpre o tempo da promessa e se inicia o tempo da salvação o qual vivemos atualmente até que o Senhor venha completa-lo definitivamente com a sua vinda gloriosa. Bem como escreveu são Paulo: "Pois o Senhor diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!" (2Cor 6,2; 5,20b).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox