Arquivo do blog

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

UM SANTO E FELIZ NATAL DO SENHOR...


 Homilia da Solenidade do Natal do Senhor (Jo 1,1-18)(25/12/20)


Caríssimos, Natal é a memória que fazemos do nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo; é Deus, que sem deixar de ser Deus, se fez Homem; não num piscar de olhos nem num instalar de dedos, mas sim gerado pelo Espírito Santo, no seio Virginal de Maria; para nos fazer santos como Ele é Santo.


Assim como Deus criou a primeira mulher, Eva, juntamente com Adão, sem pecado num paraíso; também criou a Virgem Maria no Espírito Santo, a segunda Eva, sem pecado no ventre-paraíso de sua mãe Ana, pronta para conceber o Novo Adão, Jesus. 


A primeira Eva, criada sem pecado foi tirada do homem por Deus, que os fez sua “imagem e semelhança”; a segunda Eva, Maria, nascida de Deus mesmo, totalmente livre do pecado, pela fé de seus pais Joaquim e Ana (cf. Jo 1,12-13), e assim tornou-se esposa do Divino Espírito Santo e Mãe do Novo Adão, Jesus Cristo, “Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai”.


Este, sim, é o verdadeiro Natal de Jesus; mas, qual é o natal que os homens estão comemorando na mídia em geral? O vergonhoso natal do comércio, criado pela ganância de comerciantes sequiosos de lucros, para o desejo consumista e para a gula dos mais bastados; aquele que só lembra os presentes e as guloseimas da ceia de natal, longe da presença do aniversariante que é a razão de ser desta festa.


O natal midiático é perverso, porque ilude e engana crianças e adultos de todas as camadas sociais, com a figura patética do papai Noel e suas lendas pagãs, distribuindo “presentes” com sua saudação ridícula Rou, Rou, Rou, Rou, à mando de comerciantes que o contratou.


E assim o fazem para que esqueçamos o nascimento do Filho de Deus, e lembremos apenas desse papai Noel, e ainda de gnomos, de renas, de trenós, de neve, e de Lapônias da vida, sem nenhuma ligação com o Natal de Jesus. Só lembram do presépio para vende-lo como imagem estética que enfeita a sala com a árvore de natal cheia de presentes e nada mais.


Não é esse natal midiático que nós cristãos festejamos. O Natal cristão, como disse, é o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade; nele lembramos e festejamos a memória da Encarnação do Verbo de Deus que se fez um de nós, para nos redimir e nos conduzir à glória eterna do Seu Reino de Amor.


Lembrar Jesus menino, nascido da Virgem Maria, é lembrar também o nosso nascimento da água e do Espírito Santo, no seio virginal da Santa Igreja, em nosso batismo, para a vida eterna. Porque se o Natal do Senhor não for comemorado em seu sentido pleno religioso, ou seja, como nascimento do Menino Deus, que nos deifica nele; passa a ser somente mais uma festa de fim de ano e um meio de enriquecimento de ávidos comerciantes, e não é isso que nós cristãos festejamos.


Portanto, cantemos com amor o santo Natal do Senhor, noite de paz e alegria, noite em que nasceu Jesus, o Filho único de Deus Pai, nascido da Virgem Maria!


Feliz Aniversário Jesus! Parabéns, Senhor, nós te amamos e comemoramos solenemente o teu santo nascimento neste dia lindo e único.


Feliz Natal do Senhor! Para toda humanidade, salva pelo Filho de Deus, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria,OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox