Arquivo do blog

quarta-feira, 16 de junho de 2021

FAZER TUDO POR AMOR AO SENHOR...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 6,1-6.16-18)(16/6/21)


Caríssimos, existem duas virtudes da alma que com o dom do discernimento nos ajuda a pormos em prática a caridade fraterna e as obras de misericórdia, são elas: a fé e a capacidade de julgar corretamente em vista do bem comum. Na primeira leitura de hoje são Paulo exorta os Coríntios a viverem essas virtudes para que Deus seja louvado pelo bem por eles realizado em prol dos cristãos da Comunidade de Jerusalém.


Todavia, prestemos atenção para não caímos na tentação da hipocrisia que consiste em fazermos o bem em busca de reconhecimento ou de elogios que na verdade só serve para inchar o nosso ego e nada mais; ora, para contermos tal tentação, são Paulo nos ensina a discrição e o fazer tudo por amor ao Senhor Jesus: "Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor." (Col 3,23-24).


De certo, existem outras duas virtudes que também nos ajudam na prática do bem comum, são elas: a reta intenção e o desejo de servir ao Senhor na pessoa dos mais necessitados a fim de que Ele seja glorificado em tudo, como ainda nos ensina são Paulo: "Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Col 3,17). 


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos alerta para não praticarmos a piedade, a oração, o jejum e as obras de misericórdia, de forma superficial ou pra sermos vistos e elogiados pelos homens, como mesmo Ele disse: "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus."


Portanto, caríssimos, quem pratica tais obras por amor ao Senhor não busca reconhecimento nem qualquer recompensa humana, nem a fama ou qualquer forma de envaidecimento; pelo contrário, deixa sempre transparecer a vontade de Deus que se revela no serviço humilde e providencial prestado aos que realmente dele precisam.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox