Arquivo do blog

quinta-feira, 10 de junho de 2021

NÃO MATARÁS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,20-26)(10/06/21)


Caríssimos, o ser humano quando não se deixa iluminar pela graça santificante do amor de Deus, isto é, quando não se entrega totalmente ao Senhor para trilhar o caminho da santidade; tende a comportar-se como se Deus não existisse, ou se crê Nele, mas não põe em prática a Sua Palavra, tende agir por instinto como se fosse um animal irracional.


No Evangelho de hoje a Palavra que Jesus dirige aos discípulos se destina à todos os homens de todos os tempos, pois a salvação que o Senhor veio trazer se destina à todos. Por isso, não podemos entender a Palavra do Senhor como uma filosofia de vida ou conjunto de regras a serem seguidas, mas sim como Palavra de vida eterna, que se realiza ao ser acolhida, porque ela é a vontade de Deus que nos liberta de todo o pecado e de todo o mal que o pecado gera.


De fato, "Jesus era prático, falava sempre com exemplos para se fazer compreender, pondo em confronto a Lei antiga e o que Ele nos diz. Começa pelo quinto mandamento do decálogo: «Ouvistes que foi dito aos antigos: “Não matarás”... Eu, porém, vos digo que qualquer um que, sem motivo, se encolerizar contra o seu irmão, será réu de juízo» (vv. 21-22). 


Com isto, Jesus recorda-nos que também as palavras podem matar! Quando se diz que uma pessoa tem língua de serpente, o que significa? Que as suas palavras matam! Portanto, não só não se deve atentar contra a vida do próximo, mas nem sequer fazer cair sobre ele o veneno da ira e da calúnia. Nem sequer falar mal dele." (Papa Francisco).


Destarte, escutemos ainda o Senhor: "O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más de seu mau tesouro. Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado." (Mt 12,35-37).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox