Arquivo do blog

terça-feira, 15 de junho de 2021

SER SANTO CONSISTE EM AMAR COMO JESUS NOS ENSINOU...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,43-48)(15/6/21)


Caríssimos, cercados como estamos pelos nossos limites, num mundo onde ao que parece tudo tende para a ruína, o caos total, devido aos pecados aqui praticados, e à toda espécie de infração contra os mandamentos da Lei de Deus e à Palavra do Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo; a liturgia de hoje nos convida ao mais alto grau da perfeição humana, isto é, à santidade.


De fato, esse estado de alma jamais seria possível por nós mesmos, devido às tentações advindas das concupicências que se traduz pela ambição ou desejo desmedido dos bens materiais e/ou sensuais. Na verdade, todos os seres humanos buscam essa prenitude de felicidade, todavia, esta só é possível mediante a nossa conversão ao Senhor, para assim trilharmos sua via de perfeição pela renúncia de nós mesmos e a obediência à Sua Sua Palavra.


Santa Teresa de Calcutá (séc. XX), nos ensina como fazermos esse caminho de conversão em busca da santidade que o Senhor Jesus concede aos que o amam de todo coração: "Todos sabemos que há um Deus que nos ama e que nos fez. Podemos, pois, dirigir-nos a Ele e pedir-Lhe: «Meu Pai, ajuda-me agora. Quero ser santo, quero ser bom, quero amar».


Ora, a minha santidade consiste no cumprimento da vontade de Deus, com alegria. Dizer : «Quero ser santo» significa: «Vou despojar-me de tudo o que não é Deus, vou despojar-me e esvaziar o meu coração das coisas materiais. Vou renunciar à minha vontade, aos meus gostos, às minhas fantasias, à minha inconstância; tornar-me-ei um escravo generoso da vontade de Deus.


Vou amar a Deus com toda a minha vontade, vou escolher em seu favor, vou correr para Ele, vou chegar até Ele e possuí-lo». Mas tudo depende destas palavrinhas: «quero» ou: «não quero». Devo investir toda a minha energia nesta palavra: «Quero»."


Portanto, caríssimos, sigamos humildemente esta exortação de são Pedro: "A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (Lv 11,44). Em outras palavras: "Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor." (Hb 12,14).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox