Arquivo do blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 9,14-29)(21/02/22)

Caríssimos, conhecemos os nossos limites; por isso, tudo o que os ultrapassa nos torna impotentes ou incapazes de vence-los, e isso nos leva a buscar ajuda para sanar tal situação; no entanto, em se tratando da fé, essa nos leva a crer firmemente no poder de Deus que vem em nosso socorro assim que o buscamos por meio da oração, e desse modo transpormos os limites da nossa incapacidade. É isso o que meditaremos nesta liturgia.

No Evangelho de hoje vemos a impotência dos discípulos diante de um caso de exorcismo que eles não conseguiram resolver, porém, quando viram o pai da criança recorrer ao Senhor Jesus, a solução foi imediata, e a criança foi libertada totalmente do mal que a possuía. De fato, três fatores foram fundamentais para a expulsão do maligno, a fé, a oração de intercessão e a ação direta do Senhor Jesus.

Na primeira leitura, são Tiago nos mostra como o maligno se infiltra numa comunidade para destruí-la: "Caríssimos, quem dentre vós é sábio e inteligente? Que ele mostre, por seu reto modo de proceder, a sua prática em sábia mansidão. Mas se fomentais, no coração, amargo ciúme e rivalidade, não vos glorieis nem procedais em contradição com a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto. Ao contrário, é terrena, materialista, diabólica! Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más."

Por outro lado, ele nos mostra como uma comunidade se mantém unida não permitindo a ação do maligno em seu meio: "A sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz."

Portanto, caríssimos, uma comunidade fundamentada nessas virtudes tende a crescer e dar frutos de unidade, alegria, paz, amor e tantos outros que geram harmonia e bem estar entre os seus membros, desse modo, a fraternidade gerada pelo estado de graça revela a presença do Espírito Santo nela, Ele que é o doador de todos os dons e virtudes.

Destarte, escutemos humildemente com amor estas palavras que o Senhor Jesus dirigiu aos discípulos após indagarem por que não conseguiram expulsar o maligno daquela criança: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”. Ou seja, como disse o Senhor ao pai da criança: "Tudo é possível para quem tem fé”. Então, compreendemos que é pela oração e pela fé que se manifesta o seu poder.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox