Arquivo do blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

ATITUDES PARA SEGUIRMOS O SENHOR JESUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 8,34–9,1)(18/02/22)

Caríssimos, a nossa trajetória existencial é um êxodo que fazemos saíndo do Egito deste mundo para a terra prometida da nossa salvação. Com efeito, temos um condutor perfeito, nosso Senhor Jesus Cristo, basta segui-lo fielmente até chegarmos ao Paraíso, para o qual está nos conduzindo; quanto ao caminho, é Ele mesmo, por isso, não temos medo de errar; e como o seguimos? Ouvindo a voz da sua Palavra ressoando em nossas almas, comunicando-nos a vontade de Deus Pai; cabe a nós obedece-lo.

No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus nos indica três atitudes fundamentais que precisamos ter para segui-lo fielmente, são elas: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga." Vejamos então o significado de cada uma delas: "Renunciar a si mesmo", significa depender cem por cento de Deus, como dependemos do ar que respiramos, pois, nenhuma criatura é autossuficiente, ou seja, depende sempre.

"Tomar a nossa cruz", significa enfrentar as adversidades deste mundo com paciência e mansidão certos de que estas virtudes jamais nos faltará se confiamos no Senhor, porque Ele nunca falha. Por fim, "segui-lo", isto é, obedece-lo, ama-lo e se deixar amar por Ele, porque sem o Seu Amor, sem a sua direção, não sabemos quem somos nem para onde vamos, só sabemos que existimos e nada mais.

De fato, seguir o Senhor Jesus, é por em prática os seus ensinamentos, porque são lições que nos levam à santidade, à vida eterna. Escutemos, então, a sua Palavra: "Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.

Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”.

Portanto, caríssimos, não basta sermos batizados e dizermos que somos cristãos, mais do que isso, se faz necessário buscarmos a santidade por uma vida digna da presença do Senhor; sem essa graça as nossas afirmações são palavras ditas ao vento, carente de autêntico testemunho a toda prova.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox