Arquivo do blog

domingo, 6 de fevereiro de 2022

SEGUIR JESUS, É UMA AVENTURA ETERNA...


 Homilia do 5°Dom Tempo Comum (Lc 5, 1-11)(06/02/22)

Caríssimos, temos consciência de que o nosso tempo nesse mundo é curto se o compararmos com a eternidade que temos pela frente, isto porque nós somos um misto de temporalidade (corpo) e eternidade (alma). Por isso, tudo o que vivemos neste mundo está ligado ao devir, ou seja, ao nosso vir a ser eterno. Desse modo, o nosso viver pode ser ou não, correspondência ao amor de Deus por nós, porque é "Nele que vivemos, nos movemos e somos", como nos ensinou são Paulo (cf. At 17,28).

A liturgia de hoje nos ensina que Deus se faz sempre presente em meio a nós e se dá a conhecer por aqueles que Ele escolhe para nos comunicar a sua vontade que consiste em permanecermos em comunhão com Ele para assim evitarmos qualquer submissão ao maligno, que é inimigo de Deus e de nossas almas. Com efeito, a escolha do Profeta Isaías na primeira leitura, é o perfeito exemplo de como Deus faz essa escolha, ou seja, perdoando os pecados e enviando em missão.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus, Filho de Deus, acompanhado por uma grande multidão faz a escolha dos primeiros discípulos demonstrando o poder de Sua Palavra que ao ser pronunciada se cumpre na íntegra, como vemos neste diálogo com Pedro: "Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”.

Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.

Portanto, caríssimos, por esse episódio percebemos o quanto somos amados e cuidados pelo o Senhor Jesus, que se faz presente no Barco da Santa Igreja e nos chama para vivermos com Ele a aventura de sermos também nós "pescadores de homens", isto é, anunciadores da Sua Palavra viva que se realiza sempre que a pronunciamos em Seu Nome sob o comando de Simão Pedro, atualmente o Santo Padre, o Papa Francisco. 

Destarte, após vivenciarmos esse relato emocionante, percebemos que o chamado do Senhor Jesus feito a cada um de nós por meio do batismo, é tão especial que, como os primeiros discípulos que depois da evidência da pesca milagrosa, deixaram tudo e o seguiram, também nós façamos o mesmo, pois, seguir o Senhor Jesus é realmente uma aventura eterna, nada se compara a ela.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox