Arquivo do blog

quinta-feira, 13 de julho de 2023

ANUNCIAI, O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 10,7-15)(13/7/23).


Caríssimos, ser enviados pelo Senhor é sinal de quanto Ele nos ama e por isso nos confia a mesma missão que o Pai lhe confiou, anunciar o Reino de Deus e à sua justiça para a salvação dessa nossa humanidade que perdida em si mesma segue eternidade a dentro, sem rumo, fadada ao caos definitivo. 

Mas, para isso, o Senhor nos concedeu o Santo Espírito, a fim de que, conduzidos por Ele, façamos em tudo a Vontade do Pai como Ele mesmo a fez. Aliás antes da sua ascensão o Senhor assim se dirigiu aos Apóstolos: "Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo." (At 1,8).

No Evangelho de hoje vimos as instruções que o Senhor Jesus deu aos discípulos e também aos seus sucessessores ao longo dos tempos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. 

De graça recebestes, de graça deveis dar!" (Mt 10,7-8). Ou seja, o Senhor envia os seus discípulos como missionários a todos os recantos do mundo, porque sabe que o tempo de cada um é curto e estes precisam cumprir sua missão sem perder tempo algum.

As formas de evangelização no cumprimento da missão, são as mais variadas, à começar pelo anúncio de Sua Palavra que cura, salva e faz feliz todo aquele que a escuta. Mas também o testemunho pessoal de fé, por uma vida ilibada, sacramental, de oração, de penitência e reconciliação, formando a unidade de Seu corpo, a Igreja, onde atua o Seu Espírito nos dando todos os dons e carismas necessários para a salvação de todos.
.
E desse modo formamos Sua Igreja hierárquica e ao mesmo tempo Carismática, parte visível do Reino de Deus no mundo, numa diversidade de comunidades que se completam à medida que vivenciam o Santo Evangelho e o anunciam dando a vida por ele. 
.
De fato, ser Igreja, nesse sentido, é dá ouvido ao chamado do Senhor, obedecendo a Ele em tudo na pessoa de Seus ministros escolhidos, à começar pelo Santo Padre, o Papa, seus sucessores e todos os bispos e presbíteros validamente ordenados. E assim se cumpre a Sua Palavra: "Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou." (Lc 10,16). 
.
E ainda: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt 16,16-19).
.
Paz e Bem! 
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox