Arquivo do blog

terça-feira, 14 de novembro de 2023

É NO TEMPO QUE VIVEMOS QUE DEFINIMOS O NOSSO DEVIR ETERNO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,1-6)(13/11/23)

É aqui que preparamos o nosso devir eterno...

1. Amados irmãos e amadas irmãs, no Evangelho de hoje, "Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos."

2. De fato, essa é uma sentença um tanto severa, mas o que esperar para alguém que foi criado por Deus somente para fazer o bem, e em vez disso causa escândalos ofendendo os mais pequeninos por conta de suas práticas infernais? Senhor, Misericórdia, misericórdia.

Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.

3. Caríssimos, a vida é o que é, liberdade de ser, de existir, porque Deus nos criou assim; todavia, não somente isso, visto que é no tempo que temos neste mundo que determinamos o nosso devir eterno. Uma vez que o tempo é esse fenômeno que passa rumo à eternidade levando consigo tudo e todos, e não tem como dete-lo. 

4. Na carta aos Gálatas, são Paulo nos exorta: "Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros, porque toda a lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Gl 5,13-14).
.
5. Com efeito, a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, é traduzida pela transparência com que a vivemos, ou seja, com o testemunho que damos, e ele só é autêntico quando seguido das boas obras que fazemos. Pois, eis o que nos ensina são Tiago: "A fé sem obras é morta em si mesma." (Tg 2,17).
6. Decerto, vivemos em meio a uma terrível guerra espiritual cujas as armas usadas pelo inimigo de nossas almas são as tentações, que se postas em prática geram os seguintes pecados: "Fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. 
.
7. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!" (Gl 5,16ss). Ou seja, no céu não entra nada de impuro, por isso, todo pecado mortal, é sempre causa de escândalo e um grande mal que precisamos evitar por meio da oração e da prática sacramental. 
8. Portanto, caríssimos, nenhum pecado existe sem que haja consentimento, decisão e pratica; e tudo isso primeiro passa pela nossa mente, como nos ensina são Tiago: "Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tg 1,14-15).
.
9. Amados irmãos e amadas irmãs, escutemos estes conselhos de são Paulo: "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma. (1Co 6,12). E ainda: "Deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne." (Gl 5,16).
.
10. "Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. Isto praticai, e o Deus da paz estará convosco." (Fl 2,8-9b). 
.
11. Por fim, escutemos esta exortação do livro da Sabedoria: "Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração, porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança". (Sb 1,1-2). Amém! Assim seja!
Paz e Bem! 
Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox