Arquivo do blog

segunda-feira, 27 de maio de 2019

"DEIXAI-VOS CONDUZIR PELO ESPÍRITO..."


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,26–16,4a)(27.05.19)
.
Caríssimos, até a ascensão o Senhor continua a instrução dos discípulos preparando-os para a vinda do Espírito Santo, pois é Ele que continuará a obra da redenção que o Pai iniciou no Antigo Testamento, o Filho continuou no Novo Testamento e agora, depois de sua ascensão, é o Espírito Santo quem o faz, mas sempre em unidade com o Pai e o Filho.
.
Com efeito, o testemunho é dado também pelos discípulos dotados do Santo Espírito como ouvimos do Senhor no Evangelho de hoje: "Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo."
.
Ora, mas o que significa esse testemunho? Significa que o Pai enviou o Seu Filho à este mundo para fazer nova todas as coisas e nos fazer participantes de sua natureza divina; o fato é que nem todos aceitarão essa renovação espiritual da criação, por isso, perseguirão os discípulos e todos os seguidores do Senhor infringindo-lhes torturas e morte, mas, como disse o Senhor: "Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena."
.
Conclusão: Caríssimos, "Convém considerar que, quando é enviado, o Espírito Santo não muda de lugar, dado que Ele cobre a superfície da Terra, como diz o Livro da Sabedoria (cf. Sab 1,7); o que acontece é que o Espírito Santo começa a habitar de maneira nova, pela graça, naqueles que transforma em templos de Deus: «Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1Cor 3,16). Portanto, "deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Pois, Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox