Arquivo do blog

domingo, 25 de agosto de 2019

A PORTA ESTREITA DA OBEDIÊNCIA...


Homilia do 21°Dom do tempo comum(Lc 13,22-30)(25/8/19)
.
Caríssimos, Deus não cabe nos julgamentos humanos, porque é infinitamente superior à tudo o que pensamos ou entendemos à seu respeito; ora, e porque nos ama sempre, jamais concente algo que seja contrário à nossa salvação, por isso, aceitar a sua vontade mesmo quando não entendemos o por quê das situações que nos cercam, é saber que para além do que entendemos, Ele sempre estará conosco nos protegendo e nos conduzindo pela porta estreita dos seus santos mandamentos.
.
A segunda leitura desta liturgia traz um profundo ensinamento à respeito da pedagogia que o Senhor usa para nos corrigir quando Dele nos afastamos, diz o hagiógrafo: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando ele te repreende; pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga (disciplina) a quem aceita como filho”.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina que a porta da vida eterna é estreita e que nela entramos por meio da obediência e perseverança: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão." Mas, por que não conseguirão entrar? O Senhor mesmo responde: Porque, "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus."
.
Conclusão: Caríssimos, o exemplo de obediência que o Senhor nos pede, Ele é o primeiro a nos dar, como nos ensinou São Paulo: "Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." Portanto, sigamos fielmente o seu exemplo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox