Arquivo do blog

sábado, 10 de agosto de 2019

PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 16,24-28)(09.08.19)
.
Caríssimos, com a vida de Cristo nascido do ventre Santíssimo da Virgem Maria, gerado pelo Espírito Santo, Deus se uniu à natureza humana e a divinizou, ou seja, a tornou participante de Sua Natureza Divina. Ora, essa verdade foi anunciada por São Pedro na sua segunda carta: "O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua glória e sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo."
.
Com efeito, o que foi anunciado por Moisés na primeira leitura, ou seja, a estreita união entre Deus e seu o povo, tem também pleno cumprimento com os redimidos por Cristo no Novo Testamento. Todavia, nos alerta São Pedro: "Por estes motivos, esforçai-vos quanto possível por unir à vossa fé a virtude, à virtude a ciência, à ciência a temperança, à temperança a paciência, à paciência a piedade, à piedade o amor fraterno, e ao amor fraterno a caridade. Se estas virtudes se acharem em vós abundantemente, elas não vos deixarão inativos nem infrutuosos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo."
.
São Paulo, na Carta aos Gálatas assim a descreve: "Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim."
.
Caríssimos, conforme o Evangelho de hoje ninguém consegue essa estreita união com o Senhor sem a renúncia de si mesmo; escutemos, então, o que Ele disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida?"
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox