Arquivo do blog

terça-feira, 27 de agosto de 2019

SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 23,23-26)(27/8/19)
.
Caríssimos, as leituras da liturgia de hoje nos mostram como servir humildemente ao Senhor, mas também como não servi-lo desse modo. Com efeito, a virtude da humildade não faz parte da vida de quem a despreza, e fazem isso por permitirem em seu viver a soberba, o orgulho, o egoísmo e a vaidade, que os impedem de reconhecer os pecados com os quais ofendem aos seus semelhantes e a Deus diretamente.
.
Na primeira leitura de hoje, São Paulo descreve aos Tessalonicenses como fez chegar até eles a mensagem da salvação realizada por Cristo por meio da pregação do Evangelho. Diz o Apóstolo: "Foi com muita ternura que nos apresentamos a vós, como uma mãe que acalenta os seus filhinhos. Tanto bem vos queríamos, que desejávamos dar-vos não somente o Evangelho de Deus, mas até a própria vida; a tal ponto chegou a nossa afeição por vós."
.
Ora, isso se deve porque quem adere ao Senhor e se põe à sua disposição, o faz para viver em permanente comunhão com Ele e pela ação do Espírito Santo realizar os seus desígnios salvíficos aonde for enviado. Por isso, como escreveu São Paulo (cf. 1Cor 2,1-5), deve manter sempre a humildade como sinal do serviço prestado a Deus para a salvação das almas que lhe foram confiadas, porque servo é servo e não Senhor.
.
Caríssimos, por que os fariseus, saduceus e mestres da Lei não aceitaram Jesus e o anúncio da vinda do Reino de Deus e da Sua justiça? Porque sempre se comportaram como donos da verdade e não servidores dela. Por isso, disse o Senhor: "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar."
.
Portanto, eis o que diz o Senhor: "Entre vós, porém, não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo; e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja escravo de todos. Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox