Arquivo do blog

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

CONSELHOS PRÁTICOS PARA VIVERMOS EM ESTADO DE GRAÇA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (20/01/20)

Conselhos práticos para vivermos em estado de graça...

O estado de graça, diz-se da alma em plena comunhão com a vontade de Deus; tal estado perdura pelo cultivo da piedade e penitência; vida de oração, vida sacramental e exercício das virtudes acompanhado da vigilância e meditação e prática da Sagrada Escritura.

Vejamos então quais conselhos práticos para evitar as tentações e os pecados que são a causa do afastamento de Deus e da prática da fé.

1. Primeiro, nunca escutar as sugestões do maligno que faz isso por meio de maus pensamentos ou tentações.

2. Rezar é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, por isso, reze sempre (cf. 1Tess 5,17; Lc 18, 1), porque quem reza encontra Deus no coração da sua alma que é a própria consciência, pois é nela que Deus nos fala quando silenciamos para o escutar.

3. Com efeito, a oração é um diálogo amoroso que temos com Deus, por isso, quem fala com o Senhor, também precisa escuta-lo, e isso só é possível quando fazemos silêncio em nossos pensamentos.

4. Peça sempre ao Espírito Santo para gravar em sua memória as passagens bíblicas meditadas, pois onde a Palavra de Deus está gravada não existe espaço para as sugestões do maligno; mas somente para a obediência e a prática dos conselhos divinos.

5. Evitar o excesso de informações e imagens dos meios de comunicação, pois, numa mente cheia de informações inúteis não existe espaço nem silêncio para se ouvir a voz de Deus. Ao invés, procure leituras edificantes como a vida dos santos; o Catecismo e os documentos da Igreja; os escritos dos santos Padres, e principalmente a Sagrada Escritura especialmente o Novo Testamento.

7. Tempo é vida, quem dá tempo a Deus tem a vida eterna; quem dá tempo ao que não é de Deus, perde o tempo dado e não colhe nada que seja do Seu agrado; em outras palavras, deixa de ouvir e fazer a vontade de Deus; para ouvir as sugestões e distrações do inimigo de nossas almas.

8. Não aceite em hipótese alguma que falem mal dos seus irmãos e irmãs, pois mal é mal e bem é bem, não se misturam; se não puder falar bem das pessoas, reze por elas, pois sua oração de intercessão é a luz da vontade de Deus iluminando suas almas para que voltem ao estado de graça... Leia: Mt 12,33-37; Ef 4,29-31

9. Existe uma espécie de tentação muitíssimo nociva para a alma, é a de querer julgar tudo e todos; com isso, perde-se a paz interior e passa a viver com a alma cheia de críticas e pensamentos vãos, pois, julgar é trazer para dentro de si os pecados dos outros e a imagem negativa deles, que passa a ocupar na mente o espaço que antes era de Deus. Leia: (Lc 6,36-38)

10. Nunca perca a Santa Missa, pois ela é o céu aqui na terra, nela nos encontramos pessoalmente com Jesus e Sua corte celeste reunida para a glória de Deus Pai na graça do Espírito Santo.

11. Encontre Maria Santíssima no santo Terço e reze com ela; peça para ela afastar as distrações, preocupações e outros pensamentos fora desse encontro, pois, Maria é a cheia de graça, e faz com que por meio dessa santa oração alcancemos todas as graças.

12. Não esquecer que Deus nos dá a liberdade por meio do livre arbítrio que é o seu poder posto em ação contra as tentações; desse modo, a obediência a Sua Divina Palavra é fundamental para manter-nos livres, isto é, em plena comunhão com Jesus que nos libertou de todo mal.

Portanto, o livre arbítrio é o escudo de proteção que Deus nos dá contra as tentações e as ciladas do maligno. Por isso, tenhamos em mente que tudo depende de nossas escolhas e decisões; para isso tenhamos sempre como fundamento a vontade de Deus expressa em seus mandamentos, nas Palavras de Jesus, dos seus Apóstolos e da Igreja que é a parte visível do Reino de Deus neste mundo.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox